Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL ALVES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL ALVES LEITE
DATA : 21/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 38-D, DEART
TÍTULO:

LUGAR DE CIRCO É NA ESCOLA: O ESTUDO DA PALHAÇARIA EM EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Escola. Circo. Palhaço. Projeto artístico/pedagógico. 


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Essa dissertação diz respeito a pesquisa denominada “Lugar de Circo é na
Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica” que tem
como objeto de pesquisa, o estudo do circo e da palhaçaria no sistema regular
de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto
artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”. Buscando ampliar a discussão
do conteúdo circo e palhaço em sala de aula, enquanto
palhaço/professor/pesquisador passei a refletir sobre como construir um
percurso Artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do
palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de
Lourdes Bezerra no município de Macau/RN culminando no desenvolvimento do
projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão
dessa pesquisa dissertativa após seu termino em 2013. A pesquisa se
desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Porque estudar circo e
palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto
escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas
podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para
responder as questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise
qualitativa, tendo como método a Análise de Conteúdo proposta por Bardin
(1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento
dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado,
bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto
pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria. As
reflexões em torno da pesquisa se constrói e amplia-se a partir da relação
estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na
construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado
aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de
apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para
nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita dialogamos com os seguintes
autores, naquilo que diz respeito a compreensão da histórica do circo e da
palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema
dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005),
Burnier (2001), Lecoq (2010). Da Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e
Desgranges (2003) para entender a pedagogia por mim utilizada no
desenvolvimento do projeto “ Lugar de Circo e na Escola”, assim os autores
citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empanada pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2145914 - LAIS GUARALDO
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externo ao Programa - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI
Notícia cadastrada em: 06/09/2017 16:22
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