A FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA: selfie, hipermídia e criação
Ensino de artes; Fotografia; Selfie; Hipertexto; Mídias sociais.
Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica
artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode
contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto,
serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial.
Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do
selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo
à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi
produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os
conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos
pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtas
metragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes
sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade.