A fotografia em sala de aula: selfie, identidade e criação
O presente trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática
fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa interrelação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino
médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da
fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o
contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda uma prática em sala de
aula que envolva a promoção, o direcionamento e o estímulo à a fruição, produção e
reflexão da fotografia pensada artisticamente. Utilizando-se de suportes
hipermidiáticos como blogs e comunidades virtuais, foram propostos desafios
fotográficos com base em conceitos artísticos estudados em sala de aula. Como
resultado, os alunos produziram dezenas de imagens, em grande parte a própria
imagem (selfies), apreciadas, discutidas e avaliadas semanalmente, fazendo fruir
discussões sobre arte, mídia e sociedade.
Ensino de artes; Fotografia; Selfie; Hipertexto; Mídias sociais