Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO GOMES PEREIRA NETO

DATA: 05/05/2016
LOCAL: Laboratório de Criação, DEART

TEATRO FOLIA: DESCRIÇÃO DE UM PROCESSO ARTÍSTICO-EDUCACIONAL

Cultura Popular, Teatro, Ensino-Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro

A dissertação investiga o Teatro Dramático e seus elementos pedagógicos  articulando as práticas artísticas na escola e descrevendo um processo de ensino-aprendizagem através do teatro popular, com as atividades propostas para serem aplicadas em sala de aulas com os alunos do Ensino Fundamental II, com as técnicas e os procedimentos que facilitaram o aprendizado e a formação artística do aluno. Pesquisadores e teóricos do teatro popular em interface ao ensino-aprendizagem, possibilitam uma base teórica à pesquisa: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu e pesquisadores do teatro de cultura popular: Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho e Lourdes Ramalho, que dão suporte à construção concreta de informações e criação através do processo de ensino a partir das raízes do Teatro Dramático. Os alunos são avaliados de acordo com cada jornada do processo, salientando que a cada jornada haverá procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem estão: as brincadeiras e atividades lúdicas, jogos dramáticos, exercícios teatrais e jogos de improvisação, possibilitando a interrelação dos educandos, sua formação estética e artística, e o estudo das técnicas da improvisação teatral dos brincantes interconectados ao fazer teatral. Com caráter pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, contextualizado em seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do saber.

Externo à Instituição - LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA - SME
Presidente - 1288360 - NARA GRACA SALLES