Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR MARTINS GARCEZ

DISCENTE: ARTUR MARTINS GARCEZ
DATA: 15/12/2015
LOCAL: Sala 28

Redesenhando as danças populares na escola: experiências exitosas com a dança no Colégio Marista de Natal.

Danças populares. Grupo de Dança. Arte/Educação

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

A pesquisa se propôs em compreender a importância das danças populares no processo de ensino aprendizagem dessas manifestações artísticas na educação dos corpos em dança de uma escola de Educação Básica, mas especifico junto ao Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal nesse, mas de 20 anos de teoria e pratica. O estudo teve como referência as seguintes questões de estudo que serviram como forma de questionamentos: De que forma podemos observar o interesse do educando nas representações da cultura popular brasileira nas aulas de dança? Quais as técnicas e práticas corporais em dança popular atraem mais os interesses dos alunos? Como a importância da cultura popular brasileira na prática da dança influencia os educandos na sua formação profissional? Utilizou-se como referência metodológica a análise descritiva com base na pesquisa-ação. Foram utilizados registros de memoria como um dos instrumentos de referência para produção dessa pesquisa, além do  registro em vídeos, fotos e matérias (Folders e Cartazes) dos espetáculos “Danço Antônio Nobrega” e “Penso Cascudo, Danço Ariano”  contendo informações que tiveram grande significado durante todo processo da pesquisa. Considerou-se ainda a interpretação e redirecionamento desses dados, a importância das práticas das Danças Populares no contexto dos grupos de dança na Educação Básica.

Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externo ao Programa - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES