Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS VIEIRA DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS VIEIRA DE MIRANDA
DATA: 31/07/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Videoteca 1 - Biblioteca Central
TÍTULO:

Adsorção dos gases NH3, NO E H2S em fosfato de vanadila, hidrogeno fosfato de vanadila e fosfatos de vanadila dopados por Al, Co, Mn e Cr.



PALAVRAS-CHAVES:

Fosfato de vanadila. Sulfeto de hidrogênio. Amônia. Óxido de nitrogênio.


PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

Os materiais denominados fosfato de vanadila, hidrogeno fosfato de vanadila e fosfatos de vanadila dopados por metais de transição possuem diversas aplicações em catálise, eletroquímica e adsorção. O interesse por estes materiais, como substratos, adsorvedores químicos no estado sólido, tem ocorrido devido às propriedades reativas, destes materiais, serem geralmente similares àquelas observadas em solução. Este trabalho tem por objetivo, o conhecimento da reatividade química dos gases nocivos amônia (NH3), óxido de nitrogênio (NO) e sulfeto de hidrogênio com os substratos fosfato de vanadila e fosfatos de vanadila dopados por metais no estado sólido ou em solução. Em uma primeira etapa, os precursores foram sintetizados e caracterizados pelas técnicas: difratometria de raios-X, florescência de raios-X e espectroscopia na região de infravermelho. Posteriormente, realizaram-se as sínteses no estado sólido dos gases amônia (NH3) e sulfeto de hidrogênio (H2S) com os substratos fosfatos de vanadila e fosfato de vanadila dopados com metais MVOPO4.G.nH2O  (M=Co, Al, Mn e Cr e G=NH3 e H2S n= número de moléculas de água). As sínteses dos substratos VOPO4.2H2O e MnVOPO4.2H2O com o gás óxido de nitrogênio foram realizadas em solução objetivando-se os produtos finais VOPO4.G.nH2O e MnVOPO4.G.nH2O (G= NO e n= número de moléculas de água). O comportamento termoanalítico, espectroscopia de absorção na região do infravermelho são indicativos da formação do material VOPO4.2,5NO.3H2O. O comportamento termoanalítico do material VOPO4.2,5NO.3H2O é consistente com a ocorrência de perda de água na faixa de temperatura entre 80 oC e 200 oC e óxido de nitrogênio na faixa de temperatura entre 210 oC e 450 oC. Resultados de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS) dos materiais fosfatos de vanadila e fosfatos de vanadila modificados após reação no estado sólido ou em solução com os gases indicam mudança de morfologia dos substratos com formação de cristais de enxofre ortorrômbico com elevado grau de pureza sobre seus respectivos hospedeiros. A reatividade química dos gases com as matrizes hospedeiras no estado sólido foi confirmada por técnicas analíticas utilizadas neste trabalho e indicaram ser promissoras para futuras aplicações nos processos de desulfurização.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350633 - ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ANA LÚCIA RODRIGUES DA SILVA - UECE
Externo à Instituição - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA - UFMA
Externo à Instituição - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau
Presidente - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Externo à Instituição - RUI CARLOS BARROS DA SILVA - UECE
Notícia cadastrada em: 10/07/2013 14:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao