Banca de QUALIFICAÇÃO: KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO
DATA: 23/02/2012
LOCAL: Sala de Reunião do LCP

ESTUDO CINÉTICO DA PIRÓLISE TÉRMICA E CATALÍTICA DO RESÍDUO ATMOSFÉRICO DE PETRÓLEO (RAT), UTILIZANDO O MATERIAL NANOESTRUTURADO Al-SBA-15

Al-SBA-15; Resíduo Atmosférico (RAT); Energia de Ativação; Flynn- Wall.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica

No presente trabalho, foi sintetizado e caracterizado o material mesoporoso Al-SBA-15, descoberto por pesquisadores da Universidade da Califórnia- Santa Bárbara- EUA, tendo diâmetro de poros variando entre 2 a 30 nm, espessura das paredes de 3,1- 6,4 nm, o que dá ao material uma maior estabilidade térmica e hidrotérmica. Além disso, a elevada área superficial e o grande volume de poros faz com que este material seja promissor na área da catálise, especificamente para o refino do petróleo (craqueamento catalítico), já que seus mesoporos facilitam o acesso de moléculas grandes de hidrocarbonetos, aumentando assim a produção de produtos leves com uma alta demanda no mercado. Para verificar se o catalisador havia sido sintetizado com sucesso, caracterizou-se através das técnicas de difração de raios-x (DRX), espectroscopia de absorção na região do infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) e adsorção de nitrogênio (BET). Com o intuito de verificar a atividade catalítica da Al-SBA-15, utilizou-se uma amostra de Resíduo Atmosférico de petróleo (RAT), proveniente do Pólo de Guamaré- RN, comprovando-se um efeito catalítico satisfatório na pirólise do RAT, já que o craqueamento dos produtos pesados presentes no resíduo aconteceu em temperaturas inferiores às observadas para a pirólise térmica, além de ocorrer também uma diminuição da energia de ativação para o processo, que foi calculada utilizando o modelo cinético proposto por Flynn-Wall.

Externo à Instituição - AMANDA DUARTE GONDIM - FACEX
Externo ao Programa - 1558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES
Presidente - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1000511 - JURACI DINIZ