Banca de DEFESA: LARISSA CASTRO DIÓGENES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA CASTRO DIÓGENES
DATA : 03/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Desenvolvimento de carreadores para fertilizantes a base de zeólita LTA e hidroxiapatita com liberação lenta de nitrogênio, fósforo e potássio.


PALAVRAS-CHAVES:

Fertilizantes de eficiência melhorada, zeólitas, argilas, troca catiônica, potássio, hidroxiapatita, ureia.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O aumento populacional e a crescente necessidade de alimento, exige uma maior eficiência do uso de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) presentes nos fertilizantes, que pode ser aumentada através do desenvolvimento de compósitos que liberem lentamente de N, P e K. Para a obtenção do compósito foram testadas argilas bentonita e ilita, zeólitas LTA e clinoptilolita como carreadores de potássio. Os materiais foram caracterizados por difração de raio X (DRX), fluorescência de raio X (FRX), espectroscopia de infravermelho por transformação de fourier (FTIR). O teor de potássio lixiviado em colunas com solo foi determinado por espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplada (ICP-OES). Dentre os materiais testados a zeólita LTA apresentou melhor capacidade de adsorção de potássio, com comportamento de liberação lento e gradativo. A zeólita LTA juntamente com a hidroxiapatita e a ureia constituem os compósitos sintetizados que foram caracterizados por DRX, FRX, FTIR e microscopia eletrônica de varredura (MEV-FEG). A análise de DRX com refinamento de Rietveld confirmaram que as amostras dos compósitos apresentam a hidroxiapatita em duas fases monoclínica e hexagonal, além das fases referentes a zeólita LTA e ureia, que também são confirmadas pelos resultados de FTIR e MEV. As imagens de MEV mostram os cristais de hidroxiapatita com ureia em forma de bastonetes revestindo a superfície cúbica da zeólita LTA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Interno - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Interna - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Externa ao Programa - ***.566.270-** - LINDIANE BIESEKI - UFRN
Externo à Instituição - ADONAY RODRIGUES LOIOLA - UFC
Externo à Instituição - ISABEL DIAZ CARRETERO - CSIC
Notícia cadastrada em: 11/10/2022 14:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao