Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICY RIBEIRO DOS SANTOS

DISCENTE : JOICY RIBEIRO DOS SANTOS
DATA : 25/01/2022
LOCAL: Google meet

Uso potencial do Mandacaru (Cereus jamacaru) como agente bioadsorvente natural de descontaminação de águas com metais pesados

remoção de metais pesados, Cereus jamacaru, bioadsorção, Quimiometria, planejamento fatorial, ICPOES.

A busca por soluções sustentáveis para descontaminação de águas é um assunto de absoluta relevância para o futuro da humanidade, visto a capacidade do ser humano e dos processos industriais por ele desenvolvidos em poluir o meio ambiente e consequentemente destruir o ciclo natural da vida. Neste contexto, estudar os produtos naturais afim de desenvolver novas metodologias de remediação, que sejam de baixo custo, eficientes, de fácil aplicação e que tragam resultados rápidos é uma forma de amenizar esses danos ambientais. Diante disto, esta dissertação de mestrado buscou caracterizar e aplicar a espécie Cereus jamacaru, popularmente conhecido como Mandacaru, como um agente bioadsorvente de metais pesados em águas sinteticamente contaminadas por íons Cu2+ e Pb2+. O Mandacaru foi escolhido por ser uma espécie nativa do Brasil e bem distribuída por toda região nordeste. O vegetal foi coletado no município de Lajes Pintadas/RN e caracterizado biologicamente no herbário da UFRN sob registro 26848. As hastes foram divididas em três regiões denominadas de polpa sem casca (PSC), polpa com casca (PCC) e miolo (M). O extrato aquoso (1,0 mg mL-1) de cada uma das regiões foi caracterizado utilizando metodologia padrão para quantificação de proteínas solúveis, carboidratos totais e compostos fenólicos. Além disso, uma caracterização por Espectrometria de Infravermelho com Transformada em Fourier (FTIR) antes e após o processo de bioadsorção forneceu evidências de interações dos grupos funcionais -OH, -CO e C=O com os íons metálicos. Um planejamento fatorial completo foi desenvolvido para investigar as variáveis que afetam o processo da bioadsorção considerando como variáveis o pH da solução, tempo de contato, força iônica e região do cacto. Com as respostas experimentais obtidas por Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICPOES), um modelo de desejabilidade máxima de remoção dos íons metálicos foi obtido para a região PCC, em solução pH 5,0, sem influência da força iônica e tempo de contato de 4h. Uma simulação de remediação foi aplicada em amostra controle e em efluentes reais de águas do riacho e do mar adicionando inicialmente 500 ppb de ambos os metais na solução. Na amostra controle a remoção foi de 64,0% para o Cu2+ e a concentração final do íon Pb2+ foi menor que o limite de detecção da técnica (LD < 0,006 ppb). Para a água do riacho a remoção foi de 59,2 e 97,3% para Cu2+ e Pb2+, respectivamente. Já para a amostra de água do mar o comportamento dos sinais por ICPOES apresentaram efeito de matriz, mas ainda foi possível observar uma diminuição da concentração dos íons com o tempo de contato. Os valores experimentais obtidos para a amostra controle e para a água do riacho concordaram com os valores previstos pelo modelo quimiométrico que foram de 54,1 e 96,1% para os íons Cu2+ e Pb2+, respectivamente. Desta forma, podemos concluir que a espécie investigada neste trabalho demonstrou potencial capacidade de remediar águas contaminadas com estes íons metálicos, abrindo novas possibilidades de aplicações deste material bioadsorvente em cenários reais de contaminação ambiental.

Presidente - 2413537 - POLLYANA SOUZA CASTRO
Interna - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - RAONI BATISTA DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 20/01/2022 20:18