Banca de DEFESA: EWERTON RICHARD FERNANDES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EWERTON RICHARD FERNANDES TEIXEIRA
DATA : 28/08/2017
LOCAL: auditório do NUPPRAR

VEICULAÇÃO DE ÓLEO DE Syzygium aromaticum L. EM SISTEMA MICROEMULSIONADO E SUAS DERIVATIZAÇÕES: Avaliação das suas propriedades antioxidante, analgésica e viabilidade celular

Syzigium aromaticum L.; óleo de cravo; microemulsão; caracterizações físico-químicas; efeito antioxidante; viabilidade celular; atividade antinociceptiva.

Na presente pesquisa sistemas microemulsionados a base de óleo de cravo (Syzigium aromaticum L.) foram  preparados objetivando-se o desenvolvimento biotecnológico de produtos microestruturados aplicados na área da saúde. O formulado padrão denominado SMEOCR, apresenta a seguinte característica: valor fixo de tensoativo não iônico, variação das fases óleo (Fo, 2% - 3%) e aquosa  (83% - 84%). A quantidade mínima de surfactante necessária para preparar o sistema padrão SMEOCR, foi determinada pela concentração de diluição limite (C.D.L, g/mL). A fase óleo variou em função da origem do óleo de cravo utilizado, tais como: óleo de cravo extraído a frio ou extraído a quente, e uma amostra de óleo de cravo comercial. A partir da região de microemulsão (Winsor IV) no diagrama ternário, foram obtidos  formulados derivativos (SMEOCR-2C, SMEOCR-3Q, SMEOCR-2Q e SMEOCR-2F), cujas propriedades físico-químicas foram avaliadas via tensão superficial, C.D.L, viscosidade, diâmetro de gotícula, densidade e potencial zeta. O estudo da tensão superficial mostrou pequenas variações entre os sistemas derivativos. No entanto, para o formulado contendo 3% de Fo, observou-se  elevações significantes nos valores da tensão superficial, C.D.L (0,0015 g/mL) e diluição limite (27,26 vezes). O formulado com menor concentração de FO, apresentou C.D.L (0,0010 g/mL) e diluição limite (49,07 vezes). Para as análises de reologia o resultado foi diretamente proporcional ao aumento da concentração da fase óleo, com valor máximo 103,8 cP, para o formulado contendo 3% de Fo. Os demais sistemas contendo os menores valores de Fo, apresentaram valores inferiores que variaram entre 1,9 cP e 15 cP. A análise comparativa do diâmetro de gotícula mostrou comportamento similar, em que o aumento do percentual da concentração da Fo prova elevação no diâmetro de gotícula, com valor máximo 25,61 nm, para o formulado contendo 3% de Fo, enquanto os demais sistemas apresentaram valores na faixa 9,55 nm - 16,54 nm. No estudo de densidade, todos os formulados avaliados  apresentam valores semelhantes variando, apenas, na terceira casa decimal. Em função da variação dos óleos utilizados, não observou-se variações de estabilidade, detectada na análise do potencial zeta. De acordo com as caracterizações físico-químicas observou-se que independente da origem do óleo (Syzigium aromaticum) utilizado, os formulados contendo menores concentrações de Fo apresentam resultados mais satisfatórios, tais como: baixa tensão superficial e viscosidade, reduzido valor do diâmetro de gotícula e da C.D.L. A caracterização fitoquímica dos óleos utilizados foi feita via estudo de CG-EM, tendo sido evidenciado variação dos seguintes componentes eugenol (63,75% - 61,36%), β-cariofileno (16,98% - 14,21%) e acetil eugenol (10,61% - 9,54%), em função da origem do óleo. A quantificação do biomarcador eugenol nos sistemas microemulsionados SMEOCR foi realizada via espectroscopia de RAMAN. A eficácia farmacológica dos sistemas SMEOCR-2C, SMEOCR-3Q, SMEOCR-2Q e SMEOCR-2F foi avaliada em experimentos in vitro antioxidantes e na viabilidade de células tronco da polpa dentária (Dental PulpStemCells), bem como em experimento in vivo antinociceptivo, tendo sido observado ação eficaz. A eficácia antioxidante foi comprovada nos testes de atividade antioxidante total, poder redutor e sequestro de radicais hidroxilas. O efeito analgésico via teste das contorções abdominais induzidas pelo ácido acético.

Externo à Instituição - FREDERICO ARGOLLO VANDERLINDE - UFRRJ
Externo ao Programa - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Interno - 2203888 - MARCIA RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA MEDEIROS MACIEL - UnP