Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRIDE MIRELY DA SILVA

DISCENTE : INGRIDE MIRELY DA SILVA
DATA : 17/05/2023
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência

Habilidades culinárias e variáveis associadas de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19

autoeficácia culinária; Comportamento Alimentar; Educação Alimentar e Nutricional; Inquéritos e Questionários; Universidades

As medidas restritivas durante a pandemia de COVID-19 levaram a mudanças importantes na área social dos indivíduos. Dessa maneira, o processo de ‘isolamento social’, que determinou uma maior permanência em casa, pode ter levado a alterações no estilo de vida e no comportamento alimentar da população, visto que requereu um uso maior de habilidades e técnicas culinárias para o preparo das refeições no dia a dia. O presente estudo teve por objetivo avaliar as habilidades culinárias da comunidade acadêmica de uma Universidade Pública do Rio Grande do Norte durante a pandemia. Participaram do estudo 972 alunos, sendo 808 estudantes de graduação e 164 de pós-graduação. Foram coletadas informações sociodemográficas e do preparo de refeições dos participantes disponibilizado em formulário online com adesão voluntária. O Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável consistiu em 64 questões distribuídas em 8 escalas: Disponibilidade e acessibilidade de frutas, legumes e verduras; Atitude Culinária; Comportamento Culinário; Autoeficácia Culinária; Autoeficácia no Consumo de Frutas, Verduras e Legumes; Uso de Técnicas Culinárias Básicas; Autoeficácia no Uso de Frutas, Verduras e Legumes e Temperos; e Avaliação do Conhecimento Culinário. O nível de habilidades culinárias é obtido a partir da média das 8 escalas. Foi estabelecido ainda uma escala de pontuação para os equipamentos e utensílios disponíveis em residência, cujo somatório final pode atingir até 38 pontos, dessa maneira, aqueles que possuíam tal equipamento e/ou utensílio receberam 1 ponto, enquanto aqueles que não possuíam ou o desconheciam não pontuaram. As variáveis associadas com as habilidades culinárias em cada grupo foram estudadas por meio de regressões logísticas. A idade mediana foi de 25,0 anos. A maioria dos entrevistados eram mulheres (72,6%) brancas (52,2%) com Índice de Massa Corporal eutrófico (46,8%) sem filhos (87,6%) e 57,8% relataram residir com os pais e/ou avós. Observou-se que o perfil dos estudantes de graduação e pós-graduação, que possuem alta habilidade culinária eram de mulheres que autoreferiram saber cozinhar e ter a ajuda de mais uma pessoa para preparar as refeições em casa, realizavam a principal refeição em casa e tiveram maior preparo das refeições no ambiente familiar durante a pandemia. O tempo mediano disponível para cozinhar foi de 120 minutos. A alta habilidade culinária é predominante na população estudada. A pontuação mediana para a caracterização das habilidades culinárias por grupo estudado para as escalas de “Disponibilidade e acessibilidade de frutas, legumes e verduras” foi de 6,0 em uma escala de 8 itens, “Atitude Culinária” de 15,0 e “Habilidades culinárias” 78,0 (p valor < 0,05). As variáveis utilizadas na análise multivariada não se apresentam como preditoras de uma maior habilidade culinária para os estudantes de graduação. Todavia, para os estudantes de pós-graduação que autorreferiram não saber cozinhar, as regressões logísticas apresentaram uma AOR = 0.924 (0.614 – 1.392) indicando uma razão de chances menor para apresentarem alta habilidade culinária. O tempo disponível para cozinhar, assim como o score de pontuação de utensílios mostraram-se inversamente associados com a alta habilidade culinária (AOR = 1.000; IC 95% = 0.998 – 1.001; AOR = 0.987; IC 95% = 0.959 – 1.016, respectivamente). Deste modo, o estudo demonstrou que as habilidades culinárias podem estar relacionadas à fatores pessoais e comportamentais que englobam a confiança, o interesse e conhecimento, bem como aspectos de disponibilidade de tempo, de alimento, utensílios e equipamentos, sugerindo-se que tais habilidades emergem como uma ponte para práticas alimentares mais saudáveis.

Externa à Instituição - MANUELA MIKA JOMORI - UFSC
Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externa à Instituição - RICHELE JANAINA ARAUJO MACHADO - UNICHRISTUS
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 13:02