Banca de DEFESA: LICYANNE INGRID CARVALHO DE LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LICYANNE INGRID CARVALHO DE LEMOS
DATA : 30/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula 7 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN.
TÍTULO:

Efeito antidiabético, antioxidante e na resposta inflamatória do extrato de Allium cepa L. e do sulfóxido de S-metil cisteína em ratos com diabetes induzida por estreptozotocina.


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes experimental; Allium cepa L.; sulfóxido de S-metilcisteína; citocinas; atividade antioxidante.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Introdução: Extrato de Allium cepa L. e seus compostos isolados são conhecidos por terem propriedades antidiabéticas e antioxidantes. No estudo foram avaliados os efeitos antidiabéticos, antioxidantes e anti-inflamatórios de tratamentos com extrato de Allium cepa L. e sulfóxido de S-metil cisteína  em ratos com diabetes induzido por estreptozotocina. Métodos e Resultados: Os grupos foram divididos em: CG: grupo controle formado por animais não diabéticos; STZ: animais com diabetes experimental não tratados; STZ-EAC: animais com diabetes experimental tratados com extrato de Allium cepa L. e STZ-SMCS: animais com diabetes experimental tratados com S-metilcisteína. O extrato de Allium cepa L. (400mg / kg peso) e S-metilcisteína (200mg / kg peso) foram administrados diariamente, por 30 dias. Os grupos STZ-EAC e STZ-SMCS apresentaram menores valores de triglicérides e VLDL, aumento da atividade da superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT), indicadores de regeneração da ilhota pancreática e melhora da depleção de glicogênio, ao longo da STZ. Apenas o grupo STZ-SMCS apresentou efeito antidiabético e aumento de IL-10, comparado ao STZ e STZ-EAC.Conclusão: O extrato de Allium cepa L. e o sulfóxido de S-metilcisteína podem melhorar o perfil metabólico no DM, atenuando o estresse oxidativo no fígado, e a resposta inflamatória. Estes resultados fornecem uma base para o uso de destes compostos como suplementos nutricionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1667882 - BENTO JOAO DA GRACA AZEVEDO ABREU
Externo à Instituição - ILLANA LOUISE PEREIRA DE MELO - F.M.Nassau
Externo ao Programa - 1714418 - KARINA CARLA DE PAULA MEDEIROS
Presidente - 349432 - LUCIA DE FATIMA CAMPOS PEDROSA
Notícia cadastrada em: 12/07/2018 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao