Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA ESTÉFANI SOARES DE SOUSA

DISCENTE : SARA ESTÉFANI SOARES DE SOUSA
DATA : 22/05/2018
LOCAL: Sala de aula 7 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN

Status de vitamina D e fatores associados em idosos institucionalizados de Natal/RN.

Vitamina D; Idosos; Instituição de Longa Permanência.

O presente estudo tem como objetivo avaliar o status de vitamina D e os fatores associados em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência da cidade de Natal/RN. Estudo transversal derivado do projeto intitulado “Projeto Envelhecimento Humano e Saúde: a realidade dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN. A população do estudo foi composta por 153 idosos de ambos os sexos. Foram incluídos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. O modelo teórico foi construído conforme os Determinantes Sociais de Saúde, elegendo-se como variável dependente a concentração de vitamina 25(OH)D no soro e como variáveis independentes: tipo de ILPI, tempo de institucionalização e escolaridade (camadas distal); idade, sexo, cor da pele, índice de massa corporal, perímetro da panturrilha, prática de atividade física, mobilidade, ingestão dietética de vitamina D e cálcio, uso de suplementos de vitamina D, uso de antiepiléticos (camadas proximais); e estação do ano (camada transversal). Outras variáveis relacionadas as possíveis consequências da deficiência da vitamina D, tais como: multimorbidade, quedas, sarcopenia, sintomas depressivos, cognição e funcionalidade, também foram analisadas. A concentração vitamina D no soro foi determinada por quimioluminescencia. Os dados do consumo alimentar foram obtidos pelo método pesagem direta dos alimentos. Foi realizada análise descritiva para caracterização da amostra e teste de Qui-quadrado de Pearson para averiguar as associações. A idade média dos idosos foi de 81,7 (9,2) com predomínio do sexo feminino, 54,7% foram referidos de cor branca, 52% eram solteiros, 64,5% possuíam algum grau de instrução e 68% estavam em instituição sem fins lucrativos. Em relação à condição de saúde, 53% dos idosos estavam em estado nutricional de magreza, 60,3% com indicativo de perda de massa magra, 70,2% não praticavam atividade física, 86,9% possuía algum grau de mobilidade, 66,7% apresentavam incapacidade cognitiva grave e 18,8% faziam uso de antiepilépticos. A população de idosos estudada apresentou elevada inadequação dietética de vitamina D e cálcio (98% e 77,8%, respectivamente); e 71,2% estavam com insuficiência de vitamina D (IC: 3,10 – 28,96 ng/dL). A insuficiência 25(OH)D sérica dos idosos foi associada a ausência da prática de atividade física (p=0,003), assim como o estação verão, no período do diagnóstico (p=0,046). Esses resultados indicam deficiência de vitamina D na população dos idosos institucionalizados, que precisa ser avaliada no contexto da saúde do idoso, despertando para práticas modificáveis no estilo de vida e atenção clínica nutricional adequada.

Externo ao Programa - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 2306763 - KARINE CAVALCANTI MAURICIO DE SENA EVANGELISTA