Banca de DEFESA: JALUZA LUANA CARVALHO DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JALUZA LUANA CARVALHO DE QUEIROZ
DATA : 11/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura - SIN/UFRN
TÍTULO:

Inibidor de tripsina isolado de sementes de Tamarindus indica (L.) nanoencapsulado em quitosana e proteína do leite isolada aumenta a eficiência e estabilidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Encapsulação; Atividade antitríptica; Estabilidade in vitro.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Estudos comprovam que o inibidor de tripsina isolado de sementes de tamarindo (Tamarindus indica L.) (ITT) apresenta ação sacietogênica e anti-inflamatória em modelo experimental. Partindo desse princípio e visando aumentar a eficiência e estabilidade da atividade antitríptica, o presente estudo investigou o efeito isolado e conjugado da quitosana e proteína isolada do leite na incorporação de ITT. O inibidor foi extraído das sementes de tamarindo e isolado por meio de cromatografia de afinidade em Tripsina-Sepharose. Para o encapsulamento, foi utilizada a técnica de nanoprecipitação em solvente orgânico (etanol), e os agentes encapsulantes avaliados foram quitosana, proteína do leite isolada e combinação entre ambos, respectivamente, nas proporções ITT: agente encapsulante de: 1:4, 1:4 e 1:2:2 p/p. As partículas obtidas foram avaliadas quanto à eficiência de incorporação, caracterizadas por diferentes métodos físicos e químicos, determinação da quantidade (mg) de inibidor que reduz a atividade da tripsina em 50% (IC50) e, estabilidade em diferentes temperaturas (40, 60, 80 e 100°C). Em relação à eficiência de incorporação, não houve diferença estatística entre as formulações avaliadas (p>0,05). A MEV dos encapsulados mostrou a formação de partículas esféricas e com superfície lisa, com exceção daquele à base de quitosana, no qual foram observadas partículas sem formato esférico e, com superfícies repletas de depressões. Os espectros do FTIR forneceram indicativo do encapsulamento do ITT com os três materiais de parede estudados (quitosana purificada, proteína isolada do leite e a combinação quitosana com proteína isolada do leite). Os difratogramas apontaram que todos os encapsulados apresentaram estrutura amorfa. A encapsulação principalmente com quitosana e a combinação de materiais de parede promoveram uma redução na IC50, respectivamente, iguais a 0.04 mg e 0.05 mg, em comparação com 0.21 mg de ITT isolado, o que foi comprovado ser ação do inibidor, considerando que as partículas isoladas não apresentaram atividade antitriptica. Em relação à estabilidade, apenas as partículas à base de quitosana e proteína do leite isolada preservaram a atividade antitriptica do inibidor até 80°C. Assim, pode-se concluir que a combinação de agentes encapsulantes foi uma estratégia de extrema importância para aprimorar a função e estabilidade do ITT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 1544647 - MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA
Externo à Instituição - NORBERTO DE KASSIO VIEIRA MONTEIRO - UFC
Notícia cadastrada em: 17/04/2018 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao