Banca de QUALIFICAÇÃO: JALUZA LUANA CARVALHO DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JALUZA LUANA CARVALHO DE QUEIROZ
DATA : 28/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Nanopartículas de quitosana e proteína do leite isolada aumentam a eficiência e estabilidade do inibidor de tripsina isolado de sementes de Tamarindus Indica (L.).


PALAVRAS-CHAVES:

Encapsulação; atividade antitríptica; estabilidade in vitro.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Estudos mostram que o inibidor de tripsina isolado de sementes de tamarindo (Tamarindus indica L.) (ITT) apresenta ação sacietogênica e anti-inflamatória em modelo experimental. Com base nisso e visando aumentar a eficiência e estabilidade da atividade antitríptica, o presente estudo investigou o efeito isolado e conjugado da quitosana e proteína isolada do leite na encapsulação de ITT. O inibidor foi extraído das sementes de tamarindo e, isolado por meio de cromatografia de afinidade em Tripsina-Sepharose. Para o encapsulamento, foi utilizada a técnica de nanoprecipitação em solvente orgânico, e os agentes encapsulantes avaliados foram quitosana, proteína do leite isolada e mistura entre ambos, respectivamente, nas proporções ITT: agente encapsulante de: 1:4, 1:4 e 1:2:2 p/p. As partículas obtidas foram avaliadas quanto à eficiência de encapsulação e, caracterizadas por diferentes métodos físicos e químicos. Além disso, foi realizada a determinação da concentração de inibidor que reduz a atividade da tripsina em 50% (IC50). Um estudo de estabilidade foi realizado, utilizando diferentes condições de pH e temperatura, com o intuito de determinar a influência do agente encapsulante na preservação da atividade antitríptica do ITT. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa (p<0,05) em relação à eficiência de encapsulação entre os grupos gerados. A MEV mostrou a formação de partículas esféricas e com superfície lisa, tanto no ITT encapsulado com proteína isolada do leite como na mistura, porém com quitosana observou-se partículas sem formato esférico e, com superfícies repletas de depressões. Os espectros do FTIR dos materiais isolados e encapsulados forneceram indicativo do encapsulamento do ITT com os três materiais de parede estudados. Os difratogramas apontaram que os encapsulados apresentaram estrutura amorfa. A IC50 mostrou que em todos os materiais houve uma redução significativa na concentração de ITT necessária para inibir em 50% a atividade da tripsina, sendo de 0.18 mg, 0.046 mg e 0.065 mg, respectivamente, para as partículas a base de proteína isolada do leite, quitosana e, mistura. Sendo assim, pode-se concluir que a mistura de materiais se torna uma ferramenta de extrema importância para melhorar a função do inibidor, protegendo-o contra ações externas e, garantindo melhores resultados em baixas concentrações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS
Notícia cadastrada em: 15/02/2018 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao