Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID FRANCIOLE DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVID FRANCIOLE DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 23/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Elaboração e validação de um questionário de avaliação da motivação para perda de peso em adolescentes com sobrepeso e obesidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente; Obesidade; Motivação; Perda de Peso; Inquéritos e Questionários.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo elaborar e validar um questionário de avaliação da motivação para perda de peso em adolescentes com sobrepeso e obesidade. Trata-se de estudo transversal, metodológico, com objetivos descritivos e explicativos, que utilizou a pesquisa bibliográfica e o levantamento como procedimentos técnicos e a abordagem de análise de dados quantitativa. A elaboração e a validação do questionário foram conduzidas em cinco etapas. Para a identificação e seleção dos itens para a versão inicial do questionário, foi realizada revisão sistemática de estudos originais sobre os questionários de motivações para a perda de peso em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, publicados até dezembro de 2016, nas bases de dados Pubmed, Scopus, LILACS e ADOLEC. A avaliação da validade de conteúdo foi atestada por um comitê de 12 especialistas, composto por nutricionistas, médicos endocrinologistas, psicólogos e educadores físicos. Com base nas avaliações dos especialistas, foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC). Por meio da revisão sistemática da literatura, foram identificadas 17 motivações para a perda de peso. As motivações mais frequentes nos estudos foram: ter melhor saúde, melhorar minha aparência, melhorar minha autoestima, evitar provocações/bullying, ser mais saudável, apresentar um bom corpo físico, ser aceito(a) pelos meus amigos e colegas de escola e vestir roupas “tamanho normal”, “mais elegantes”. Depois da avaliação quanto à validade de conteúdo pelos 12 especialistas, foram excluídas cinco motivações, por apresentarem IVC < 0,80 para relevância prática. A versão final do questionário incluiu 12 itens/motivações, agrupadas nos domínios saúde, satisfação pessoal, social e aparência.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1048067 - ANTONIO MANUEL GOUVEIA DE OLIVEIRA
Interno - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Presidente - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 06/02/2018 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao