Banca de DEFESA: ÁGNES DENISE DE LIMA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÁGNES DENISE DE LIMA BEZERRA
DATA : 29/11/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Saúde Coletiva - DSC/UFRN.
TÍTULO:

Efeito da suplementação de nitrato dietético na forma de uma dose aguda de suco de beterraba na resposta pressórica pós-exercício em homens com obesidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Exercício; Hipotensão Pós-Exercício; Óxido nítrico; Beta vulgaris; Doenças cardiovasculares.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Demonstrou-se que a suplementação de nitrato pode reduzir a pressão arterial em várias populações. No entanto, o efeito do suco de beterraba na resposta pressórica pós-exercício não tem sido estudado. O objetivo deste estudo é verificar o efeito da suplementação de nitrato dietético, na forma de suco de beterraba, sobre a resposta pressórica pós-exercício em indivíduos com obesidade. Em um ensaio clínico randomizado do tipo cruzado, 14 homens, normotensos e com obesidade, participaram deste estudo e foram aleatoriamente submetidos a três sessões experimentais: 1) suco de beterraba com exercício (SBE; 200ml com ≈ 800mg nitrato), 2) refresco de frutas industrializado com exercício (RFE; 200ml de bebida com baixo teor de nitrato), considerado o controle com exercício e 3) controle sem exercício (CON; 200ml de bebida com teor insignificante de nitrato). O exercício realizado foi do tipo aeróbio moderado, com intensidade de 50% da frequência cardíaca de reserva e, com duração de 40 minutos. A concentração de nitritos e nitratos plasmáticos totais (NOx) foi avaliada em três momentos da sessão experimental: 60 minutos (60min), 105 minutos (105min) e 165 minutos (165min) após a ingestão das bebidas. E a pressão arterial (PA) ambulatorial de 24 horas (24h) também foi avaliada por meio da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Para análise estatística dos dados, foi utilizado a ANOVA de medidas repetidas e ANOVA two-way com medidas repetidas (condição vs. tempo) para comparações de variáveis entre as sessões experimentais. Foi considerado significância estatística um valor de p < 0,05. Os resultados mostram que a concentração de NOx plasmático aumentou significativamente apenas na sessão SBE em todos os momentos a partir de 60min, após a ingesta do suco de beterraba, em comparação com RFE e CON. A pressão arterial sistólica (PAS) ambulatorial reduziu ~ 5,3 mmHg (p < 0,05) durante as primeiras seis horas pós-exercício, resultando na redução da PAS em ~3 mmHg (p < 0,05), e da pressão arterial diastólica (PAD) em ~ 2 mmHg (p < 0,05) no período de 24h após a sessão SBE comparado às sessões RFE e CON. Em conclusão, o suco de beterraba potencializou a hipotensão pós exercício (HPE) ambulatorial em homens com obesidade e normotensos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE SERGIO SILVA - UFPB
Interno - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Notícia cadastrada em: 14/11/2017 16:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao