Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA BEATRIZ SANTANA LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA BEATRIZ SANTANA LUZ
DATA : 27/11/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula 06 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Dieta de alto índice glicêmico e carga glicêmica induz inflamação com alterações em adipócitos e epitélio intestinal de ratos Wistar.


PALAVRAS-CHAVES:

TNF-α, adiposidade, dieta rica em sacarose, HGLI.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Pesquisas visando combater a obesidade têm focado na utilização de dietas semelhantes ao padrão alimentar da população atual para induzir distúrbios em animais. Todavia, sem sucesso para ratos Wistar quando utilizadas dietas sólidas com alto teor de carboidratos, não havendo estudos que associem as disfunções provocadas por esse tipo de dieta, relacionadas ao tecido adiposo e epitélio intestinal, ligando obesidade à inflamação. Este estudo investigou o efeito de uma dieta sólida de alto índice glicêmico e carga glicêmica (HGLI) sobre a morfologia de intestino e adipócitos, presença destes em diversos órgãos e a relação com inflamação em ratos Wistar. Dois grupos de animais adultos (n=5) receberam durante 17 semanas: (1) Dieta HGLI e (2) Dieta padrão (Labina®). Foi realizada análise microscópica do tecido adiposo, da porção central do intestino delgado, do fígado e pâncreas, além de estereologia, expressão gênica, imunohistoquímica e dosagem de TNF-α. A dieta HGLI provocou hipertrofia de adipócitos (1387 µm²), alterações no intestino, deposição de gordura em fígado e pâncreas, expressão 5,9 vezes maior de TNF-α no tecido adiposo, imunomarcação positiva (+2) e dosagem de TNF-α elevada (6,4 pg/mL). Esta dieta foi capaz de gerar remodelação nos adipócitos com deposição em diferentes órgãos, inflamação com desordem nas vilosidades intestinais, comumente provocadas por dietas sólidas com alto teor de gorduras ou bebidas ricas em frutose. Portanto, somando-se a esses achados, apresenta-se como ótimo instrumento para uso em pesquisas que objetivem indução das alterações aqui demonstradas em ratos da linhagem Wistar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo à Instituição - JAILANE DE SOUZA AQUINO - UFPB
Externo ao Programa - 1306690 - TELMA MARIA ARAUJO MOURA LEMOS
Notícia cadastrada em: 13/11/2017 14:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao