Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA VALDEJANE SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA VALDEJANE SILVA DE SOUZA
DATA : 19/05/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN.
TÍTULO:

Conhecimentos, atitudes e práticas referentes à segurança dos alimentos de manipuladores em restaurantes populares do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Manipuladores de alimentos; doenças transmitidas por alimentos; inocuidade dos alimentos; alimentação coletiva.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O programa Restaurante Popular visa fornecer uma alimentação adequada do ponto de vista nutricional e higiênico sanitário, a preços acessíveis, para um público que se encontra em insegurança alimentar. Assim, as refeições oferecidas devem ser saudáveis e seguras. O manipulador de alimentos tem um papel importante na produção de refeições, podendo ser um veículo de contaminação alimentar, sendo imprescindível investigar aspectos relacionados à formação e às práticas de higiene dos mesmos. Dessa forma, este estudo buscou avaliar o conhecimento, atitudes referidas e práticas observadas referentes à segurança dos alimentos de manipuladores de Restaurantes Populares localizados no Rio Grande do Norte. Foi aplicado um questionário com todos os manipuladores de 10 unidades selecionadas em diferentes municípios, totalizando 70 manipuladores. O questionário foi utilizado para avaliar o conhecimento e as atitudes auto-referidas dos manipuladores, sendo as práticas referentes à segurança dos alimentos verificadas pelas próprias pesquisadoras, com o auxílio de uma lista de verificação. Além disso, foram avaliadas as condições higiênico sanitárias das unidades visitadas. Os manipuladores tiveram uma média de acerto de 76,76% de conhecimento relacionado à segurança dos alimentos. No que se refere às atitudes auto referidas apresentaram média de acerto de 80,02% de acertos. Observou-se que o conhecimento dos manipuladores apresentou correlação positiva com as atitudes referidas pelos mesmos. No entanto, a prática observada não apresentou correlação com as demais variáveis. Não houve associação entre os dados sócio demográficos e as variáveis conhecimento e atitudes auto-referidas. A média geral de adequação das condições higiênico-sanitárias foi de 67,78%, classificando as unidades como regulares. As inadequações observadas nas UAN dizem respeito principalmente à “estrutura física” e “documentação e registro”, que são responsabilidades que independem dos manipuladores, estando mais relacionadas à gestão e responsabilidade técnica das unidades. Os achados sugerem a importância de elucidar questões que influenciam o comportamento dos manipuladores para garantia da segurança na produção dos alimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Presidente - 2373959 - LARISSA MONT ALVERNE JUCA SEABRA
Externo ao Programa - 1610982 - PRISCILLA MOURA ROLIM MADEIRA
Notícia cadastrada em: 04/05/2017 16:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao