Banca de DEFESA: CAMILA DE CARVALHO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA DE CARVALHO GOMES
DATA : 10/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 02 do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC/UFRN.
TÍTULO:

Estado nutricional e hormônios relacionados com o apetite em crianças e adolescentes com leucemia durante a fase de indução da quimioterapia.


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças, Adolescentes, Regulação do Apetite, Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células Precursoras.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O câncer corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as Leucemias, e a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é a mais prevalente. A desnutrição evidenciada nesses pacientes está relacionada a síndrome da anorexia-caquexia desencadeada pela doença, mas também nas alterações do apetite, que ocorrem durante o tratamento quimioterápico e interferem no estado nutricional bem como na resposta a terapia antineoplásica. Embora seja reconhecido a possível influência dos hormônios relacionados ao apetite sobre as alterações no consumo alimentar de pacientes com LLA durante o tratamento quimioterápico, poucos estudos na literatura investigaram as alterações hormonais em pacientes com câncer infanto-juvenil. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar o estado nutricional e os níveis dos principais hormônios relacionados ao apetite em crianças e adolescentes portadoras de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) na fase de indução do tratamento quimioterápico. Para atingir o objetivo, foram acompanhadas 14 crianças ou adolescentes com o diagnóstico de LLA durante os 28 dias do ciclo de indução do tratamento quimioterápico. No momento basal (antes do início da quimioterapia), na metade e ao final desse ciclo foram realizadas avaliações de estado nutricional antropométrico, do consumo alimentar e dietético de 24 horas sob a forma de registro pesado, e dos marcadores bioquímicos e hormonais. Foram avaliados os seguintes hormônios relacionados ao apetite: leptina, grelina, insulina e cortisol. A maioria dos pacientes apresentava eutrofia no início do tratamento, e este diagnóstico não foi alterado de forma significativa durante o ciclo de indução. O consumo alimentar e dietético apresentou um aumento ao longo do ciclo, especialmente em relação ao consumo de proteínas e lipídeos do início para o final do tratamento. Em relação aos parâmetros bioquímicos, observou-se que os pacientes apresentaram aumento significativo nos parâmetros das plaquetas e na transaminase glutâmica pirúvica, assim como redução significativa nos níveis de glicemia, creatinina e o sódio. Sobre os hormônios relacionados ao apetite, observou-se alteração estatisticamente significativa apenas na concentração de grelina, que apresentou um aumento entre os momentos basal e meio do ciclo (p=0,027), mas não do meio para o final do ciclo. Em conclusão, o período de indução do tratamento da LLA provocou um aumento no consumo de energia e nutrientes, assim como um aumento na concentração de grelina, mas sem repercussão sobre o estado antropométrico dos pacientes ou nos outros hormônios relacionados ao apetite.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1879430 - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH
Externo à Instituição - ROGERIO FRIEDMAN - UFRGS
Interno - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 13/10/2016 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao