Banca de DEFESA: FABIANA MARIA COIMBRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA MARIA COIMBRA DE CARVALHO
DATA : 29/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura - SIN/UFRN.
TÍTULO:

Efeito anti-inflamatório de proteínas sacietogênicas da semente de tamarindo em modelo experimental de síndrome metabólica.


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, Dieta de Cafeteria, TNF-αGlicemia.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Os inibidores de tripsina são estudados numa variedade de modelos, devido as suas propriedades bioativas, tais como: atividades anti-obesidade e anti-inflamatória. O nosso grupo demonstrou, anteriormente, o efeito satietogênico do inibidor de tripsina de semente de tamarindo (ITT) em modelos de ratos eutróficos e também tem evidenciado o efeito anti-inflamatório de diversos outros inibidores de tripsina. Neste estudo, foi avaliado o efeito do ITT sobre a saciedade, parâmetros bioquímicos e inflamatórios em um modelo experimental de síndrome metabólica (SM). Três grupos de ratos wistar, obesos, adultos, machos (n = 5) com SM receberam durante 10 dias, os seguintes tratamentos: 1) dieta cafeteria; 2) dieta cafetaria + ITT (25 mg / kg) e 3) dieta padrão. O ITT provocou a redução do consumo alimentar em animais obesos com SM. No entanto, relacionado ao ganho de peso não foi observado diferença entre os grupos estudados. Quanto aos parâmetros de dislipidemia, esses não apresentaram diferenças, com a utilização de ITT, quando comparado aos demais grupos. Entretanto, o grupo que recebeu a dieta padrão mostrou valores inferiores da Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e Triglicerídeos (TG) (Kruskal-Wallis, p <0,05). Quanto aos parâmetros inflamatórios estudados, foi demostrado que a produção de interleucina-6 (IL-6) não diferiu entre os grupos. Curiosamente, o fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α) se apresentou inferior nos animais que receberam o ITT. Esses resultados corroboram com o efeito satietogênico do ITT em animais eutróficos. Sendo, neste estudo, essa atividade confirmada em animais obesos com SM. Além disso, foi mostrado que o ITT, utilizado com uma dieta de cafetaria, diminuiu a inflamação, independente da perda de peso. Isso classifica o ITT como um candidato para estudos, relacionados à sua eficácia, como adjuvante no tratamento da SM.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE
Presidente - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo à Instituição - DAVI FELIPE FARIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/07/2016 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao