Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA MARIA COIMBRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA MARIA COIMBRA DE CARVALHO
DATA : 15/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula B do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Avaliação do efeito anti-inflamatório de proteínas bioativas presentes na semente de tamarindo em modelo experimental de síndrome metabólica.


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade anti-tríptica; Proteína bioativa; Saciedade; Inflamação.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A síndrome metabólica (SM) é caracterizada pela presença concomitante de obesidade, dislipidemia, resistência à insulina (RI), hipertensão e desordens metabólicas. Na literatura já estão bem documentadas para os inibidores de tripsina, sua ação sacietogênica e atividade anti-inflamatória (reduzindo as citocinas inflamatórias). O estudo avaliou o efeito de proteínas com atividade sacietogênica presentes na semente de tamarindo sobre parâmetros bioquímicos e inflamatórios da SM em modelo experimental. Foram obtidas as proteínas com atividade sacietogênica, ITT, e posteriomente realizados os testes in vivo. O isolado proteico apresentou 83.970,58 UI/mg de proteína com massa molecular predominante de aproximadamente 20 kDa. Em relação ao consumo alimentar e ganho de peso, o grupo controle apresentou maior consumo alimentar e ganho de peso, seguido do grupo dieta padrão e ITT. Para os parâmetros bioquímicos houve apenas diferença estatística significativa para triglicerídeos (TG) e a lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL-C) entre os grupos avaliados. Ainda assim, foi visto que os animais dos grupos tratados com ITT e dieta padrão demostraram uma tendência a redução de 77% e 142%, respectivamente, nos níveis de glicemia de jejum, comparados ao grupo controle. Este estudo traz informações para a prevenção e para o tratamento da obesidade e SM, visto que o ITT, além de apresentar características sacietogênicas, também teve efeito na modulação de desordens metabólicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externo à Instituição - RAUL HERNANDES BORTOLIN - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/06/2016 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao