Banca de QUALIFICAÇÃO: PENHA PATRÍCIA CABRAL RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PENHA PATRÍCIA CABRAL RIBEIRO
DATA : 15/06/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula 04 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN
TÍTULO:

Conteúdo fenólico, capacidade antioxidante e atividade antimicrobiana do óleo, da torta e da semente de faveleira (Cnidoscolus phyllacanthus).


PALAVRAS-CHAVES:

Cnidoscolus quercifolius, oleaginosa, óleo, capacidade antioxidante, atividade antibacteriana.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Objetivou-se avaliar as propriedades bioativas da semente de faveleira, do seu coproduto de prensagem e do seu óleo e caracterizar esse último, visando identificar o potencial de utilização dos mesmos. Para tanto as sementes de faveleira foram prensadas e as seguintes análises foram realizadas: atividade antioxidante e antibacteriana na semente, no óleo e no coproduto; conteúdo fenólico total e os flavonoides totais na semente e no coproduto; e caracterização física e físico-química e o perfil lipídico do óleo. As amostras não apresentaram atividade antibacteriana, entretanto apresentaram atividade antioxidante. Além do que, a semente de faveleira e seu coproduto apresentaram uma quantidade considerável de conteúdo fenólico total, incluindo os flavonoides e o óleo da semente de faveleira tem boas características e tem como ácidos graxos predominantes os insaturados. Sendo assim, a semente de faveleira, seu óleo e o seu coproduto de prensagem têm potencial para utilização na alimentação humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3211846 - KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO
Externo ao Programa - 302225 - NELY HOLLAND
Externo ao Programa - 2275877 - THAIS SOUZA PASSOS
Notícia cadastrada em: 07/06/2016 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao