Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DE CARVALHO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA DE CARVALHO GOMES
DATA: 12/05/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Nutrição da UFRN (campus central)
TÍTULO:

Comportamento de hormônios reguladores do apetite em crianças e adolescentes com Leucemia Linfoblástica Aguda durante o tratamento quimioterápico.


PALAVRAS-CHAVES:

Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células Precursoras, Estado Nutricional, Consumo Alimentar, Regulação do Apetite, Crianças, Adolescentes.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:

O câncer corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as Leucemias. A desnutrição evidenciada nesses pacientes está relacionada a síndrome da anorexia-caquexia desencadeada pela doença mas também nas alterações do apetite, que ocorrem durante o tratamento quimioterápico e interferem no estado nutricional bem como na resposta a terapia antineoplásica. Os hormônios relacionados no controle do apetite são a grelina, cortisol, insulina e a glicose, porém observa-se a deficiência de estudos científicos que os relacionem com as alterações do comportamento alimentar no câncer infantil. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar o estado nutricional e a concentração de hormônios relacionados ao apetite em crianças e adolescentes portadoras de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) na fase de indução do tratamento quimioterápico. Para atender ao objetivo, foram avaliadas 14 crianças/adolescentes com o diagnóstico de LLA durante os 28 dias do ciclo de indução do tratamento quimioterápico. No momento basal, na metade e ao final desse ciclo foram realizadas avaliações de estado nutricional, do consumo alimentar e dos marcadores do apetite. Em relação aos resultados, a maioria dos pacientes apresentavam eutrofia no início do tratamento, e este quadro não foi alterado de forma significativa durante os 28 dias. Os pacientes com idade inferior a 10 anos apresentaram alterações significativas no consumo alimentar, especialmente o aumento do consumo de energia, proteínas e fibras. Em contrapartida, apenas os pacientes com idade superior a 10 anos apresentaram aumento significativo nos parâmetros do hemograma. Sobre os resultados bioquímicos relacionados ao apetite, observou-se diminuição significativa da glicemia de jejum durante o tratamento (p<0,00) e aumento da concentração de grelina entre os momentos basal e meio do ciclo (p=0,02), mas não do meio para o final do ciclo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE MARCADENTI DE OLIVEIRA - UFCSPA
Presidente - 1879430 - ANA PAULA TRUSSARDI FAYH
Interno - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 26/04/2016 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao