Banca de DEFESA: ALEX CARLOS RODRIGUES ALVES

DISCENTE : ALEX CARLOS RODRIGUES ALVES
DATA : 26/09/2019
LOCAL: LACI (S5-BL1-NTI)

Controle de Bordo para Nanossatélites: Desenvolvimento e Aplicação ao Projeto CONASAT

Controle de bordo, INPE/CRN, CubeSat, Computador de bordo, OBC, CONASAT.

Desde o lançamento da Sputnik I em 1957, a indústria de satélites experimentou grandes avanços tecnológicos. Inicialmente, os recursos para execução de missões com satélites se concentravam em grandes entidades comerciais e organizações governamentais. Porém, ao oferecer uma solução de baixo custo e com menor tempo de desenvolvimento, o padrão CubeSat permitiu que diversas instituições e organizações fossem capazes de desenvolver missões com nanossatélites. No Brasil, o Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto CONASAT com o objetivo de desenvolver uma constelação de nanossatélites para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA). Atualmente, tem sido desenvolvido o CubeSat denominado CONASAT-0 (o primeiro da constelação), para o qual faz-se necessária a implementação de um sistema de controle de bordo capaz de satisfazer os requisitos do projeto CONASAT. Diante desse contexto, neste trabalho, é apresentada a primeira versão do sistema de controle de bordo para o CONASAT-0. Além disso, nesta dissertação são apresentados os testes realizados com o sistema desenvolvido e os resultados obtidos. Por fim, são apresentadas proposições para trabalhos futuros.

Presidente - 2566657 - SAMAHERNI MORAIS DIAS
Interno - 1577068 - KURIOS IURI PINHEIRO DE MELO QUEIROZ