Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA PINA MARQUES TOMAZINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA PINA MARQUES TOMAZINI
DATA : 03/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

ESTUDO NACIONAL SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE DIÁLISE: AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO MULTIFACETADA BASEADA NA REGULAÇÃO RESPONSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança do Paciente, Diálise Renal, Melhoria de Qualidade, Vigilância Sanitária, Regulação Governamental

 


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Introdução: A ocorrência de eventos adversos nos serviços de diálise é comum e potencialmente grave, tendo em vista a complexidade da assistência hemodialítica. A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança em serviços de diálise realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos anos de 2022 e 2023, demonstrou que mais da metade dos serviços de diálise apresentaram baixa conformidade às práticas de segurança do paciente, evidenciando que a cultura de segurança ainda é incipiente nesses serviços.

Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção multifacetada baseada na regulação responsiva na conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente em serviços de diálise do Brasil.

Metodologia: Trata-se de um estudo conduzido conforme as etapas do ciclo de melhoria da qualidade proposto por Saturno (2015), e foi estruturado em duas fases: a fase de diagnóstico, baseada em um método misto sequencial exploratório (qualitativo seguido de quantitativo), e a fase de intervenção, conduzida como um estudo quase-experimental antes e depois sem grupo controle, para avaliar os efeitos das ações implementadas.

Na fase diagnóstica, um questionário aberto semiestruturado foi enviado aos Núcleos de Segurança do Paciente de serviços de diálise do Brasil, a fim de identificar causas da baixa conformidade aos indicadores de segurança do paciente. As respostas foram analisadas e categorizadas segundo as categorias do Consolidated Framework for Implementation Research - CFIR (Damschroder, 2022). Em seguida, um questionário em escala de Likert foi enviado ao mesmo público-alvo para priorizar as principais barreiras identificadas.

Após a fase diagnóstica, foram delineadas, de forma participativa, uma série de ações regulatórias direcionadas a intervir nas causas identificadas. Priorizou-se alguns indicadores da Avaliação Nacional como foco dessas intervenções, incluindo: a regularidade na notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde; o protocolo de prevenção de coagulação do sistema durante o procedimento hemodialítico; o plano de gerenciamento de tecnologias (abrangendo equipamentos de hemodiálise e diálise peritoneal); e a lista de verificação de segurança aplicada à hemodiálise (checklist).

As intervenções estão em andamento e o estudo pretende medir o efeito destas, tanto em relação à percepção sobre as causas quanto em relação à conformidade dos indicadores nos serviços de saúde, em outubro de 2025.

Resultados parciais: As barreiras mais relevantes para a conformidade aos indicadores de Segurança do Paciente foram: ausência de um documento base ou diretrizes sobre protocolos relacionados às práticas de segurança nos serviços de diálise (cenário externo), ausência de um profissional com dedicação exclusiva ao NSP (cenário interno), e pouco conhecimento sobre o tema por parte da equipe médica (indivíduos). Esses achados apontam para a necessidade de intervenções estratégicas por meio de uma abordagem multifacetada para superar obstáculos e promover a segurança do paciente nos serviços de diálise. Até o momento, foram realizadas as seguintes ações: sensibilização e responsabilização dos gestores de saúde em nível federal e estadual (Ministério da Saúde e secretários de saúde estaduais), dos coordenadores estaduais dos Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias sanitárias, das sociedades e associações de diálise e dos serviços a respeito da necessidade da promoção da segurança do paciente nesses serviços. Também foram realizadas ações educativas para os profissionais dos serviços, incluindo um Webinar Nacional sobre segurança do paciente nos serviços de diálise e a divulgação de um instrutivo específico sobre como notificar eventos adversos nesses serviços.

Espera-se que, ao final deste projeto, os serviços de diálise do país apresentem uma melhora na conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
Interna - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Externa à Instituição - ANA ELISA BAUER DE CAMARGO SILVA - UFG
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao