AVALIACAO E MELHORIA DA GESTAO DO CUIDADO PRE-OPERATORIO DE CIRURGIA BARIATRICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO
Cirurgia bariátrica; Melhoria Contínua da Qualidade; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Gestão.
Introdução: A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, sendo listada pela Organização Mundial da Saúde como a 5ª causa de morte no mundo. Para isso, é importante uma linha de cuidado implementada, assim como a gestão da qualidade em serviços de saúde com o intuito de promover a segurança e a eficácia nos cuidados prestados aos pacientes. Um dos tratamentos ofertados dentro dessa linha é a cirurgia bariátrica, indicada para pacientes com obesidade grave que não obtiveram sucesso em métodos tradicionais de emagrecimento, como dieta e exercícios. A cirurgia bariátrica tem mostrado resultados positivos na redução de peso e na melhora de comorbidades associadas à obesidade, como Diabetes Mellitus tipo 2 e hipertensão. Para garantir a segurança e a eficácia nos cuidados aos pacientes, a gestão da qualidade nos serviços de saúde é essencial, proporcionando um atendimento eficiente e seguro em todas as etapas do tratamento. Objetivo: Avaliar e melhorar a qualidade na gestão do cuidado pré-operatório da cirurgia bariátrica em um hospital universitário no Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo quase experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle, com abordagem quantitativa, a ser realizado por meio da aplicação de um ciclo de melhoria da qualidade em um hospital univesitário no Nordeste do Brasil. Este estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humano, CAAE: 83813924.5.0000.5292 . Para isso, foram realizadas as seguintes etapas: identificação e priorização do problema de qualidade; análise das causas do problema e definição de critérios. Resultados parciais: Os resultados obtidos até o momento destacam a identificação de fatores críticos que contribuem para as deficiências na gestão do cuidado pré-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica em um hospital universitário. A partir da análise do Diagrama de Ishikawa, foram levantadas causas relacionadas à equipe profissional, como a sobrecarga de trabalho da enfermeira responsável. No âmbito dos processos, verificou-se a dificuldade de acesso a exames de imagens, bem como a ausência de protocolos padronizados de avaliação pré-operatória. Além disso, foi constatada a falta de recursos estruturais, como salas apropriadas e materiais para atividades educativas, que impactam a comunicação com os pacientes. Também foi evidenciada a dificuldade de compreensão das orientações e o elevado nível de ansiedade por ter de comparecer várias vezes ao hospital, uma vez que a fragmentação dos atendimentos, causam transtornos na vida social e ocupacional, assim como os cuidadores, além da questão financeira. Esses achados, apontam para a necessidade de intervenções específicas e uma abordagem integrada para superar os obstáculos identificados e melhorar a qualidade da gestão do cuidado.