Banca de DEFESA: NAYANA NAYLA VASCONCELOS ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAYANA NAYLA VASCONCELOS ROCHA
DATA : 11/02/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO MULTIFACETADA PARA MELHORAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO TERAPÊUTICO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento de Assistência ao Paciente; Assistência Hospitalar; Melhoria da Qualidade; Qualidade da Assistência à Saúde.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

INTRODUÇÃO - O plano terapêutico organiza a assistência, melhora a comunicação interprofissional, direciona tratamentos e garante singularidade no cuidado. No Hospital Regional do Sertão Centdral, enfrenta desafios na execução, engajamento dos profissionais e estrutura organizacional, comprometendo sua efetividade. Seu aprimoramento pode melhorar a qualidade do cuidadoa assistência.

OBJETIVO - Avaliar o efeito de uma intervenção multifacetada na melhoria da implementação do plano terapêutico em um hospital público do Ceará.

MÉTODO - O estudo, realizado de janeiro de 2023 a abril de 2024, seguiu o modelo SQUIRE 2.0 com um delineamento quase experimental antes-depois. Um grupo de profissionais da instituição conduziu o ciclo de melhoria, analisando as causas do problema e focando naquelas modificáveis. A coleta de dados utilizou uma amostra aleatória de prontuários, e as intervenções foram planejadas baseadas no Princípio de Pareto. A avaliação pós-intervenção foi realizada em duas fases, com análise das estimativas pontuais, intervalos de confiança, melhorias absolutas e relativas, verificando a eficácia das ações implementadas.

RESULTADOS: As intervenções incluíram a criação de fluxogramas, disponibilização de formulários do plano terapêutico, reestruturação dos rounds, revisão de processos assistenciais, treinamentos das equipes e reorganização do monitoramento. A implementação resultou em melhorias significativas na conformidade dos critérios avaliados, com destaque para a sinalização da previsão de alta (melhoria absoluta de 15%, p=0,042), inserção das metas médicas (47%, p<0,001) e das metas da equipe multiprofissional (22%, p=0,001), avaliação oportuna das metas (22%, p=0,007) e a realização de rounds para avaliação do plano (70%, p<0,001). A análise evidenciou ainda uma redução das não conformidades (250 para 136) e a sustentabilidade das mudanças ao longo do tempo.

CONCLUSÃO: A intervenção multifacetada mostrou potencial para aprimorar a implementação do plano terapêutico, promovendo um cuidado mais coordenado e centrado no paciente. No entanto, a sustentabilidade das mudanças pode depender de fatores contextuais, exigindo estudos adicionais para confirmar sua efetividade em diferentes cenários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externa à Instituição - LAURA MARIA CÉSAR SCHIESARI - FGV
Notícia cadastrada em: 30/01/2025 18:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao