Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE ALBUQUERQUE FERNANDES RAMALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DE ALBUQUERQUE FERNANDES RAMALHO
DATA : 27/11/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA PARA O ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE COM DIABETES NA ATENCAO PRIMARIA


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes Mellitus, Consulta de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Pé Diabético, Melhoria Contínua da Qualidade, Segurança do Paciente.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Introdução: O Diabetes Mellitus é considerado importante problema de saúde global por acometer um número cada vez maior de pessoas e apresentar complicações, com destaque ao pé diabético. Para diminuir essa ocorrência, torna-se necessária a avaliação periódica dos pés da pessoa com diabetes realizada periodicamente por profissionais de saúde capacitados da Atenção Primária de Saúde (APS). O enfermeiro, como integrante dessa equipe, deve oferecer cuidados direcionados à prevenção e controle da doença, com intuito de melhorar a qualidade de vida e minimizar suas complicações. Objetivo: Realizar um ciclo de melhoria da qualidade voltada à prevenção do pé diabético nas Consultas de Enfermagem da Atenção Primária de Saúde. Metodologia: Trata-se de um ciclo de melhoria, com abordagem quantitativa do tipo antes e depois, sem grupo controle, realizado na região do sertão alagoano, território da APS das zonas urbana e rural do município de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, no período de junho à agosto de 2024, com intervenções implementadas entre os meses de junho e julho de 2024, após aprovação do Comitê de Ética. A população do estudo foi formada pelos enfermeiros assistenciais do município de Santana do Ipanema, vinculados à APS, em exercício durante o período da coleta de dados, totalizando 11 profissionais, participantes do estudo. Dentre as etapas, foram realizadas a identificação e priorização da oportunidade de melhoria, análise das causas e avaliação dos critérios e da qualidade, elaboração de intervenções e implementação para melhoria, a reavaliação e o monitoramento. Resultados: Antes das intervenções, as consultas de enfermagem eram realizadas sem o exame dos pés aos pacientes com diabetes. Após implantação das intervenções foi possível perceber a melhoria comprovada pelo aumento na quantidade de profissionais enfermeiros realizando o procedimento de “Exame do pé diabético” no atendimento às pessoas com diabetes durante as consultas realizadas na (APS). Conclusão:. As intervenções possibilitaram a adesão dos enfermeiros aos procedimentos promovendo uma assistência qualificada durante a consulta de enfermagem na prevenção de possíveis sequelas do diabetes, como o pé diabético.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Interna - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Externa à Instituição - SUSANA CECAGNO - UFPel
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 07:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao