Banca de DEFESA: BEATRIZ DE FREITAS JUNQUEIRA

DISCENTE : BEATRIZ DE FREITAS JUNQUEIRA
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Em ambiente virtual (Google Meet)

CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DE MUDANÇA E DE UMA ESTRATÉGIA DE MEDIÇÃO PARA PREVENÇÃO DA SÍFILIS MATERNO-FETAL

Melhoria da Qualidade, Sífilis Congênita, Aprendizagem Colaborativa.

Introdução: A sífilis tem um tratamento simples, eficaz e relativamente barato há mais de três quartos de século. No entanto, tanto a sífilis adquirida quanto a sífilis congênita, aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas. Em 2019, a taxa de detecção de sífilis em gestantes foi de 20,8/1.000 nascidos vivos e a taxa de incidência de sífilis congênita, de 8,2/1.000 nascidos vivos. Os números de casos da infecção são preocupantes, apesar de todos os esforços dos últimos anos. A meta da Organização Mundial de Saúde é de redução para 0,5 por 1.000 nascidos vivos, porém, há muita dificuldade em alcançar essa meta. Objetivo: Construir, com ferramentas da melhoria da qualidade, uma teoria de mudança e uma estratégia de medição para aumentar o diagnóstico e o tratamento oportunos da gestante com sífilis, com a consequente redução da sua transmissão vertical. Metodologia: Trata-se de um projeto de melhoria com a elaboração de uma teoria de mudança e uma estratégia de medição, construídos conjuntamente por uma equipe multiprofissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), sob a égide da metodologia Breakthrough Series Collaborative do IHI Um estudo piloto com desenho de projeto de melhoria está em curso, no qual equipes de melhoria de 10 municípios do Brasil estão testando a teoria proposta. Uma vez confirmado que esta teoria de mudança resulta em melhoria, estará disponível para ser implementada para o cuidado de pessoas com sífilis. A Estratégia de medição da teoria de mudança foi construída em consonância com o objetivo do projeto e dos principais processos envolvidos, tendo sido determinados indicadores de resultado, processo e equilíbrio. Resultados: O Diagrama Direcionador está organizado em 5 direcionadores primários: 1) Gestantes com acesso ao pré-natal; 2) Fluxo de atendimento da gestante com sífilis; 3) Equipes altamente capacitadas; 4) Gestantes, familiares e parcerias sexuais envolvidas; 5) Lideranças engajadas; aos quais se relacionam 8 direcionadores secundários: 1) Co-criar mecanismos eficientes de agendamento e atendimento pré-natal; 2) Disponibilizar diariamente nas unidades o VDRL e Teste Rápido para sífilis; 3) Promover a gestão efetiva dos casos de sífilis e de reinfecção; 4) Garantir a disponibilidade e aplicação dos medicamentos; 5) Capacitar os profissionais de saúde na aplicação dos protocolos de pré-natal e de atendimento da gestante com sífilis; 6) Capacitar os profissionais de saúde; 7) Desenvolver ações culturalmente apropriadas sobre a sífilis para as gestantes, famílias e parcerias sexuais; 8) Criar mecanismos de envolvimento da liderança no acompanhamento das ações e resultados da Colaborativa. A Estratégia de medição descreve, por meios de definições operacionais, 12 indicadores relacionados com os objetivos do projeto piloto que serão mensurados pelos participantes da Colaborativa. Conclusões: A teoria de mudança representa uma oportunidade de promover transformações nos processos de trabalho de equipes da atenção básica para o cuidado de gestantes no pré-natal, com vistas à redução da transmissão vertical da sífilis e ainda proporcionar aprendizagem sobre os fundamentos da Ciência da Melhoria e do Modelo de Melhoria do IHI, os quais poderão ser utilizados no futuro em outras iniciativas, dentro e fora das unidades selecionadas.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Externa à Instituição - ROSELI CALIL - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 09:44