Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SILVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SILVEIRA DA SILVA
DATA : 20/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

MELHORIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE CENTRO CIRÚRGICO E A CLÍNICA CIRÚRGICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; segurança do Paciente; Melhoria de Qualidade; Qualidade da assistência a saúde


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: A comunicação é um dos cinco principais problemas que afetam a segurança do paciente sendo o fator humano relacionado com o maior número de eventos adversos nas unidades de saúde. No hospital do estudo problemas de comunicação durante as mudanças de turno ou transição entre as unidades e serviços tem sido apontado pelos profissionais como uma oportunidade de melhoria. Objetivo: Realizar ciclo de melhoria para reduzir problemas no processo de comunicação entre centro cirúrgico e clínica cirúrgica de um hospital universitário.

Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade. Foram elaborados três critérios e 8 sub-critérios de qualidade para avaliar a comunicação entre as unidades objetos do estudo. As intervenções foram definidas conforme resultado da avaliação inicial apresentada à equipe de melhoria e definida utilizando diagrama direcionador e gráfico de gantt para acompanhamento das ações. 

Resultado: as intervenções relacionadas ao critério um já estão sendo monitoradas, as intervenções do critério dois estão em fase de treinamento da equipe após elaboração do POP e o critério três com seus oito sub-critérios está na fase de validação do instrumento, contendo ferramenta SBAR, que será aplicada para melhoria da comunicação entre as unidades do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
Externo à Instituição - RUI PEDRO PEREIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 23:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao