Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIKY KEULY MARCELO ROCHA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONIKY KEULY MARCELO ROCHA LIMA
DATA : 19/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 2 do NESC
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA PARA PREVENÇÃO DE QUEDA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Queda; Pronto Atendimento; Segurança do paciente.



PÁGINAS: 38
RESUMO:

Introdução: A segurança do paciente está diretamente associada com a qualidade nos serviços de saúde (OMS, 2009).  No contexto das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) existe uma lacuna na implementação dos protocolos de segurança recomendados pelo PNSP, incluindo o de quedas, o qual se mostra de forma pontual, fragmentado e até inexistente neste cenário (PARREIRA, 2021). As quedas em pacientes produzem danos em 30% a 50% dos casos, sendo que 6% a 44% desses pacientes sofrem danos de natureza grave, como fraturas, hematomas subdurais e sangramentos, que podem levar ao óbito  ou contribuir para aumentar o tempo de permanência em unidades de saúde e os custos assistenciais.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é estabelecer um cuidado diferenciado para reduzir a ocorrência de quedas em pacientes em Unidade de Pronto Atendimento.

Metodologia: Este estudo é experimental, do tipo antes e depois, de série temporal concorrente e com abordagem quanti-qualitativa, está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento de Messejana, localizada na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Foram utilizadas algumas ferramentas da qualidade com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes. A proposta é que sejam realizadas 20 observações mensais, no eixo dois da UPA, realizado por profissionais direcionados para esta atividade.

Resultados preliminares: Para análise preliminar dos dados, foram avaliados os registros de atendimentos dos pacientes, em observação no eixo dois da unidade,  conforme formulário padrão. No período de março e abril de 2022, tendo em março 61% de conformidade e abril 65% de conformidade aos requisitos da caminhada, sendo a aplicação da escala de queda, a maior fragilidade. Com a identificação das oportunidades de melhoria, ficou estabelecido que serão realizadas intervenções, a ser desenvolvida pelo time de quedas da unidade, para realização de ciclos de melhoria para prevenção de quedas na UPA. 

Considerações finais: Diante dos testes de mudança e intervenções já realizados na unidade, observamos a implantação de um time de melhoria para a meta de queda, foi relevante para o início da discussão da sistemática para aplicação da escala de Morse, bem como apoiadores e multiplicadores das ações de prevenção. Uma referência de educação continuada junto ao time, fez a diferença no apoio a disseminação das boas práticas e novas rotinas a serem instituídas. Para tanto, é fundamental o engajamento de gestores e equipe assistencial no reconhecimento desta demanda e comprometimento na melhoria dos processos de segurança da unidade, sendo peça fundamental para execução e acompanhamento dos processos de melhoria da unidade. As caminhadas de segurança mensais realizadas na unidade devem ser retomadas para acompanhamento da taxa de conformidade aos requisitos da caminhada da segurança do protocolo de queda e identificação de oportunidades de melhoria para aplicação de novos testes de mudança quando necessário e consequentemente a realização de ciclos de melhoria para prevenção de quedas na unidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Interna - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Externo à Instituição - VICTOR GRABOIS - ENSP
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 10:44
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