Banca de DEFESA: SAMARA PEREIRA DANTAS LEMOS

DISCENTE : SAMARA PEREIRA DANTAS LEMOS
DATA : 05/10/2022
LOCAL: DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA

MELHORIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL EM MATERNIDADE DE RISCO HABITUAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Qualidade da Assistência à Saúde. Indicadores de Serviços. Melhoria de Qualidade. Parto Humanizado.

INTRODUÇÃO: a morbimortalidade materna e neonatal pode ser prevenida com uma assistência de qualidade e segura. São necessárias medidas que garantam a melhoria da qualidade do cuidado no parto e nascimento.

OBJETIVO: aumentar a adesão às boas práticas no parto em uma maternidade pública do Estado do Rio Grande do Norte.

MÉTODO: Trata-se de um estudo quase-experimental com a realização de um ciclo de melhoria com análise de dados antes e depois da intervenção. Realizou-se revisão retrospectiva de prontuários de 108 partos (linha de base) e 102 partos (pós-intervenção), totalizando 420 indivíduos (mães e recém-nascidos), selecionados por amostragem aleatória sistemática. A intervenção foi planejada com a equipe do serviço e consistiu em mudanças nos prontuários, realização de capacitação sobre boas práticas, reativação do colegiado gestor, dentre outras. As variáveis de interesse do estudo contemplam indicadores simples e compostos de boas práticas e eventos adversos. Realizou-se análise descritiva com frequências absolutas e relativas e Intervalo de Confiança de 95% (IC95%) e para a análise da melhoria das boas práticas pós-intervenção aplicou-se o teste T de Student, considerando valor de p<0,05.

RESULTADOS: Observou-se que 89,52% das mães tinham entre 14 a 34 anos de idade, 96,19% do total de partos ocorreram no período a termo ou pós-termo (com 37 semanas ou mais de gestação), 89% das gestantes tiveram alta com até 03 dias de internação e 60,9% dos partos foram do tipo normal. As principais causas da baixa realização das boas práticas estão relacionadas a processo de trabalho e educação permanente. Após a intervenção observou-se um aumento das boas práticas: preenchimento do partograma (p=0,031), presença do acompanhante (p=0,002), amamentação na 1ª hora pós-parto (p<0,001), contato pele a pele entre mãe e bebê (p<0,001), administração de vitamina k (p<0,001) e identificação recém nascido com pulseira (p<0,001). A proporção de partos com pelo menos um evento adverso em relação ao total de partos considerando os dois períodos foi de 9,5%.

CONCLUSÕES: é possível induzir o aumento da realização de boas práticas na assistência ao parto nos serviços de saúde por meio de intervenção multifacetadas. É preciso investir em estratégias para a sustentabilidade dessa melhoria.

Presidente - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Interno - ***.028.804-** - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Externo à Instituição - CIPRIANO MAIA DE VASCONCELOS - SESAP
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 15:20