Banca de DEFESA: LEILANE DE MELO OLIVEIRA

DISCENTE : LEILANE DE MELO OLIVEIRA
DATA : 29/09/2022
LOCAL: Em ambiente virtual (Google Meet)

MELHORIA DA ADESÃO AO PREENCHIMENTO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA O PARTO SEGURO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Segurança do Paciente; Lista de Verificação; Trabalho de Parto.

Introdução: A morbimortalidade materna e neonatal ainda é considerada um problema de saúde pública em nível global. A qualificação da assistência ao parto é fundamental para a diminuição desses indicadores. Um dos meios utilizados para padronizar e promover boas práticas é através da Lista de Verificação para o Parto Seguro (LVPS), beneficiando o binômio do internamento à alta hospitalar. Objetivo: Avaliar a efetividade da implementação de um ciclo de melhoria na adesão ao preenchimento da LVPS em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes-depois, sem grupo controle, tendo abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria interno da qualidade que busca avaliar o nível da qualidade na adesão ao preenchimento da LVPS. A oportunidade de melhoria foi identificada através da aplicação da Técnica de Grupo Nominal e Matriz de Priorização, durante atividades para elaboração dos Trabalhos Práticos (TP) do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Fase 1). Sendo essa, o alinhamento dos processos e padronização das condutas das equipes multiprofissionais na assistência ao parto. Em seguida, a LVPS foi identificada como ferramenta ideal para atuar sobre a oportunidade de melhoria identificada (Fase 2). A partir dessa escolha, foi feita a avaliação inicial do nível de qualidade de adesão ao preenchimento (Fase 4) após a definição dos critérios de qualidade (Fase 3), quantificando a Taxa de LVPS com Preenchimento Total (critério de qualidade 1-C1), Taxa de Preenchimento por ponto de pausa da LVPS (critério de qualidade 2-C2) e Taxa de Preenchimento por item da LVPS (critério de qualidade 3- C3). A partir de então, ocorreu a fase de definição das propostas de intervenção (Fase 5), intervenção de melhoria da qualidade (Fase 6) e reavaliação do nível de qualidade (Fase 7), com o cálculo da melhoria conseguida. Resultado: A LVPS estava presente em 100% dos prontuários, tanto na linha de base, como e na reavaliação. Os critérios que qualidade verificados nos dois tempos foram: C1 que foi de 30% a 65% (p<0,001); C2 que no Ponto de Pausa 1 foi de 91,6% a 96,7%(p>0,05), no Ponto de Pausa 2 foi de 31,6% a 65% (p>0,05), no Ponto de Pausa 3 foi de 30% a 71,6% (p<0,001) e no Ponto de Pausa 4 foi de 100% nas duas avaliações. O C3 alcançou melhoriais semelhantes nos pontos de pausa, C2, no qual cada item analisado estava inserido. Conclusão: O hospital estudado já apresentava taxas de adesão satisfatórias em relação aos Pontos de Pausa 1 e 4. A realização do ciclo de melhoria foi eficaz para aumentar a adesão ao instrumento nos momentos que apresentavam maiores problemas de qualidade (Pontos de Pausa 2 e 3), o que impactou de forma significativa na taxa de preenchimento dos itens e da totalidade da LVPS. A melhoria partiu do estabelecimento de novas rotinas na sua utilização, construção de um Procedimento Operacional Padrão (POP) e pactuação com a equipe em momentos formativos. Tais ativos podem ser utilizados como modelo para implantação ou reavaliação da utilização da LVPS em outros serviços.

Presidente - ***.028.804-** - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Externa à Instituição - CLAUDIA MARIA MESSIAS
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 15:17