Banca de DEFESA: GENILSON PEREIRA GURGEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GENILSON PEREIRA GURGEL
DATA : 28/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Em ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO:

ANÁLISE DA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM UM MUNICÍPIO DO OESTE POTIGUAR, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Qualidade; Assistência Farmacêutica, Atenção Primária a Saúde.

 


PÁGINAS: 58
RESUMO:

No Brasil, dentre as responsabilidades que os municípios assumem junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), está a Assistência Farmacêutica (AF). Existem diferentes modelos, estágios de organização e estruturação desses serviços de saúde nos municípios. Foram vários os avanços conquistados a partir da publicação da Política Nacional de Medicamentos (PNM), da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, do Pacto da Saúde e do Decreto 7.508 de 2011. No entanto, estudos apontam fragilidades no modelo vigente da AF, dificultando o atendimento aos princípios propostos pelo SUS, através das Redes de Atenção à Saúde (RAS) tendo como desafio a superação da fragmentação dos serviços farmacêuticos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica no município de Apodi-RN, Brasil, após implantação de um ciclo de melhoria da qualidade. É uma Pesquisa-Ação com estudo de avaliação antes e depois. A análise dos critérios e indicadores construídos foi realizada no Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE). Foram avaliadas 14 unidades de dispensação de medicamentos, sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 01 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 01 Central de Abastecimento. Para cada avaliação foi atribuído um intervalo de confiança (IC) de 95%. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética em pesquisa sob o número do parecer 5.077.998 (CAAE: 50990921.9.0000.5292). Como resultados tivemos a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos e de Procedimento Operacional Padrão (POP); implementação do sistema HÓRUS; contratação de mais um farmacêutico para a implantação de ações de Assistência Farmacêutica. De uma forma geral o estudo demonstra a efetividade de um plano de melhorias na qualidade da assistência farmacêutica do município. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 6468813 - ANA TANIA LOPES SAMPAIO
Interna - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Externa à Instituição - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 14:40
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