Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA BRUNNA DE CARVALHO COSTA VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA BRUNNA DE CARVALHO COSTA VASCONCELOS
DATA : 02/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA NO FORTALECIMENTO DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA NEONATAL


PALAVRAS-CHAVES:

Infecção Primária de Corrente Sanguínea; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Melhoria da Qualidade; Segurança do Paciente.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Introdução: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) estão diretamente relacionadas a procedimentos assistenciais ou internações em serviços de saúde. Dentre os diversos tipos de IRAS, destacam-se as infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) como uma das principais causas de morbimortalidade intra-hospitalar. Além disso, estão entre as principais infecções em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), associadas ao aumento do tempo de permanência desses pacientes e elevados custos hospitalares, representando um preocupante problema de saúde pública. Objetivo: Desenvolver um ciclo de melhoria para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Trata-se de um estudo de naturezaquantitativa, com delineamento quase-experimental, tipo antes e depois, sem grupo controle, por meio de um ciclo de melhoria da qualidade frente ao protocolo de prevenção de IPCS no serviço de neonatologia de um hospital terciário do interior do Ceará, que será realizado no biênio 2021/2022. Os critérios de qualidade serão definidos a partir de referenciais científicos para o manejo adequado da prevenção de IPCS. As intervenções serão planejadas e implementadas de forma participativa com a intenção de melhorar a adesão aos bundles, que corresponde a um conjunto pequeno e simples de práticas baseadas em evidências e, quando executadas em equipe e de forma confiável, melhora consideravelmente os resultados para os pacientes. Após a intervenção, reavaliações serão realizadas a fim de mensurar seus impactos e identificar oportunidades de melhoria remanescentes que direcionem a continuidade das ações locais. As intervenções serão avaliadas quantitativamente e também qualitativamente pela equipe assistencial do setor por meio de questionários semiestruturados. Todos os preceitos éticos relacionados às resoluções nº 466/2012; nº 510/2016 e nº 580/2018 serão preservados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 784.321.701-00 - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - EBSERH
Interna - 9350807 - ELIANE SANTOS CAVALCANTE
Externa à Instituição - ANA EGLINY SABINO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 17:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao