Banca de DEFESA: JOSÉ MARIANO PESSOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MARIANO PESSOA
DATA : 26/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DSC
TÍTULO:

Avaliando as dificuldades para a realização da consulta de crescimento e desenvolvimento em um município de pequeno porte do nordeste brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Crescimento e Desenvolvimento; Atenção Primária em Saúde; Programa de Melhoria da Atenção e Qualidade.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Introdução: A Consulta de Crescimento e Desenvolvimento-CD - é uma ação programática ofertada no contexto de trabalho das equipes de Atenção Primária em Saúde, que visa à oferta de ações de prevenção e promoção à saúde da criança, bem como se antecipar a problemas de saúde que possam acometer as crianças nos primeiros anos de vida.  Atualmente embora grandes avanços foram alcançados com o SUS, existe ainda fatores que dificultam a efetivação de suas políticas, programas e estratégias, o que não é diferente na realidade da APS do município em estudo. Objetivo: identificar as dificuldades para a realização da consulta de CD em um município de pequeno porte do Nordeste brasileiro. Metodologia: pesquisa avaliativa do tipo transversal com abordagem quantitativa, o banco de dados foi proveniente da avaliação externa do II Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade. A pesquisa foi realizada no âmbito de seis equipes de ESF que foram avaliados pelo PMAQ no ano de 2015. O instrumento avaliativo foi composto por um elenco de padrões de qualidade, alinhados aos padrões contidos no instrumento do AMAQ-AB, e que foram organizados em cinco grandes dimensões (apoio institucional da gestão para as equipes de atenção básica, Acolhimento e acessibilidade, processo assistencial, cobertura assistencial e busca ativa) com a observação das variáveis específicas que se relacionam com cada uma delas. Estas representando ou traduzindo a qualidade ou as dificuldades para a realização da consulta de CD na realidade da atenção básica trabalhada. Preservaram-se os preceitos éticos da resolução 510/16. Resultados: avaliaram-se as variáveis relacionadas às cinco dimensões abordadas e verificou-se que uma grande parte destas apresentam-se limitadas e fragilizadas, repercutindo de forma negativa na assistência ofertada em CD na APS desse município. Conclusões: a pesquisa de avaliação da qualidade ora realizada permitiu a representação do panorama da consulta de CD ofertada na realidade em estudo, ao mesmo tempo em que deu respostas para os objetivos traçados. Verificou-se que muitos são os desafios ainda presentes para a correta operacionalização dessa ação programática nesse município e que destaca-se entre eles a necessidade de resgate da reflexão crítica do processo de trabalho das equipes de APS pautado no planejamento coletivo do serviço, bem como, a necessidade de varias intervenções nesse serviço, dada a inerente fragilidade verificada na assistência ofertada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Externo à Instituição - ARDIGLEUSA ALVES COELHO - UEPB
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 10:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao