Final da Missão Internacional de sucesso em Murcia

Ao final da Missão Internacional de sucesso em Murcia, os professores Grasiela Piuvezam e Zenewton Gama, estiveram no dia 25 de junho na Secretaria Estadual de Saúde de Murcia (Conserjería de Sanidad y Consumo).

Especificamente se reuniram com o professor do Mestrado de Murcia Dr. José Eduardo no Departamento de Planejamento e Qualidade (Direccion General de Planificacion), onde funciona o programa EMCA ( Evaluación y mejora de la Calidad Asistencial).

O EMCA é O EMCA é coordenado pela subdireção de Planejamento, Qualidade e Pesquisa da Secretaria de Saúde de Murcia, que nasceu de uma parceria entre a Universidade de Murcia (UMU) e a Secretaria de Saúde e é responsável por coordenar todas as ações de qualidade na assistência a saúde no município de Murcia.

Neste ano de 2015, o EMCA completou 20 anos de funcionamento e tem como resultados expressivos a implantação de mais de 800 ciclos de melhoria da qualidade no sistema de Saúde municipal, além da definição de cerca de 70 indicadores de assistência que são monitorados periodicamente. Outras ações de destaque do EMCA, são a implantação de protocolos de assistência nos diversos níveis de atenção a saúde e a aplicação periódica de questionários (encuestas) de satisfação dos usuários do Sistema Público de Saúde.

Na reunião, foi apresentado também o site do EMCA (www.programaenca.org), que possui uma série de informações relevantes sobre as ações desenvolvidas.

No período da tarde os professores fizeram uma última visita a Universidade de Murcia com o objetivo de encerrar as atividades da Missão Internacional

Notícia cadastrada em: 30/06/2015 09:01