Banca de DEFESA: WELLERSON VIANA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLERSON VIANA DE OLIVEIRA
DATA : 06/12/2021
HORA: 10:40
LOCAL: https://meet.google.com/fbo-qsxr-diu
TÍTULO:

Um estudo de caso em segmentação de clientes de uma rede de supermercados


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de relacionamento com o cliente; segmentação de clientes; aprendizado não-supervisionado; supermercado varejista


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Para obter vantagens competitivas, empresas de todos os segmentos estão investindo no seu relacionamento com seus clientes. No segmento de supermercados isso não é diferente. Investimentos em gestão do relacionamento com o cliente (CRM, do inglês customer relationship management) vem crescendo nos últimos anos. Para uma estratégia de CRM bem sucedida, o primeiro passo é conhecer melhor o cliente e, para esse fim, estratégias de segmentação de clientes são muito importantes.
Nesse trabalho nós segmentamos clientes da rede Nordestão, a terceira maior rede supermercadista no Nordeste do Brasil. Para isso, nós adaptamos o bastante conhecido modelo recency-frequency-monetary (RFM) introduzindo novas variáveis e usamos o algoritmo de modelo de mistura de Gaussianas (GMM, do inglês Gaussian mixture model)  para clusterizar os dados. Além disso, nós utilizamos uma segmentação a priori proposta na literatura por um outro grande varejista brasileiro. Para cada segmento criado, nós obtemos alguns clusters para cada uma das nove lojas da rede, com cada grupo representando um perfil de cliente. Entre os perfis encontrados, podemos citar os clientes Prime e os clientes Oportunidade. Os primeiros são clientes que buscam produtos de maior valor agregado, enquanto o segundo grupo representa os clientes que buscam produtos com preços promocionais. Nós encontramos uma grande similaridade entre os perfis de cada loja, variando entre si apenas pelas características específicas de cada loja. Nós concluímos nosso trabalho com uma validação algorítmica dos resultados e uma análise de interpretabilidade dos clusters obtidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2859562 - LEONARDO CESAR TEONACIO BEZERRA
Interno - 1669545 - DANIEL SABINO AMORIM DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1066308 - MARCUS ALEXANDRE NUNES
Externa à Instituição - THAIS GAUDENCIO DO REGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao