Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA

DISCENTE : JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
DATA : 03/07/2018
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Rocket: um framework para apoiar no desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais digitais

Jogos Digitais; Framework; Educação; Aprendizagem; Avaliação.

Pesquisas apontam que quase metade dos jovens que estão fora da escola no Brasil se encontram nesta situação por falta de interesse e motivação. Assim, o país tem como grande desafio a criação de condições para que a escola se modernize e volte a cativar os jovens. Atentos a esta problemática da necessidade de renovação do sistema de ensino, muitos educadores estão buscando colocar em prática a utilização de metodologias e instrumentos de apoio a aprendizagem mais contemporâneos, sendo os jogos digitais educacionais um deles. No entanto, muitos dos jogos digitais categorizados como educacionais não têm se mostrado eficientes, tanto no quesito pedagógico quanto em jogabilidade, resumindo-se em atividades de fixação de conteúdo apresentadas de forma digital. A essa problemática adiciona-se a escassez de metodologias de desenvolvimento especializadas para quem deseja construir o seu próprio jogo educacional. Diante desta realidade, apresentamos o Rocket, um framework fundamentado nas áreas da psicologia, pedagogia e game design, idealizado para apoiar processos de desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais digitais. Utilizando elementos essenciais de cada uma dessas áreas, o framework guiará objetivamente o usuário no processo de construção de soluções mais eficazes. A validação do framework proposto será efetuada em diversos cenários: (1) construção de um documento de game design de um jogo educacional digital por um grupo de pesquisadores; (2) avaliação de jogos educacionais em turmas do Ensino Médio; e (3) avaliação de quests de jogos educacionais do tipo MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game).

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Notícia cadastrada em: 04/07/2018 08:25