Banca de DEFESA: GEOMEREZ RADUAN DE OLIVEIRA BANDEIRA

DISCENTE : GEOMEREZ RADUAN DE OLIVEIRA BANDEIRA
DATA : 22/06/2017
LOCAL: IMD CIVT

Auto-Gerenciamento de Recursos em Infraestruturas baseada em Contêineres para Desktop-as-a-Service: Um Estudo de Caso nos Laboratórios de Informática da ECT/UFRN

Software auto-adaptativo, Virtualização baseada em contêineres, Conteinerização, LTSP, Desktop-as-a-Service

Uma alternativa viável para instituições que possuem múltiplos usuários com necessidade de acessar aplicações desktops é o Desktop-as-a-Service (DaaS), que caracteriza-se pela entrega de um ambiente desktop que executa remotamente. A virtualização de recursos em conjunto com o balanceamento de carga são amplamente utilizados em infraestruturas que hospedam serviços com demandas sazonais, replicando instâncias e distribuindo as requisições entre elas para alcançar elasticidade. Entretanto o balanceamento de carga não é a solução mais adequada para o DaaS, uma vez que sessões nesse serviço são de longa duração e não são migradas para um novo servidor que seja adicionado ao balanceador, permanecendo a lentidão percebida pelos usuários já conectados a um servidor sobrecarregado. Neste contexto, o redimensionamento dinâmico de recursos em uma instância virtual se mostra como a abordagem mais apropriada. Contudo, soluções tradicionais de virtualização exigem a reinicialização do servidor afetado, e consequentemente, finalizando as sessões DaaS com seus respectivos usuários. Por outro lado, virtualização baseada em contêineres permitem tal redimensionamento, porém exige intervenções manuais do administrador para ajustar a quantidade de recursos mediante à demanda. Este trabalho apresenta o ConManager, um controlador auto-adaptativo para ambientes baseados em contêineres, que tem como propósito o redimensionamento dinâmico de recursos virtualizados para lidar com sobrecargas sazonais. A proposta foi aplicada como estudo de caso nos laboratórios de informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ConManager monitora a utilização de recursos nos laboratórios, detectando cenários de sobrecarga, e propondo planos de adaptação que são aplicados na infraestrutura de suporte ao serviço DaaS, efetivamente redistribuindo recursos de contêineres subutilizados para os sobrecarregados. A ferramenta se encontra em uso e isso trouxe ganhos perceptíveis como diminuição do tempo de adaptação de recursos e a simplificação do gerenciamento do ambiente, beneficiando a equipe de tecnologia da informação da instituição, responsável por manter o serviço e à comunidade acadêmica que desfruta de um ambiente computacional mais estável.

Presidente - 1542998 - CARLOS EDUARDO DA SILVA
Externo ao Programa - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE MENDES MAIA - UECE
Notícia cadastrada em: 30/05/2017 14:41