Banca de DEFESA: EDUARDO LIMA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO LIMA RIBEIRO
DATA : 10/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala B202
TÍTULO:

INTEGRA: Uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos


PALAVRAS-CHAVES:

Integração de sistemas em ambientes heterogêneos,
interoperabilidade, sistemas distribuídos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Independente da área de atuação e devido às necessidades de negócio
dado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm se
adaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com as
melhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.
Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa um
ambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócio
e que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,
linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneira
isolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégias
para prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantir
uma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informações
entre os departamentos e a integração das regras do negócio. O
objetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégias
que permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,
independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dos
sistemas.  Com o objetivo de resolver os problemas atuais de
comunicação e performance entre os diferentes sistemas de informação
na Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominado
INTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A proposta
foi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outras
instituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens da
arquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemas
sem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo a
manutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentes
sistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviços
mediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e o
roteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra o
estudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípio
do desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade de
maneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma alta
coesão, princípios desejáveis na engenharia de software.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANO MACIEL - UFMT
Interno - 2510306 - FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
Presidente - 1434796 - IDALMIS MILIAN SARDINA MARTINS
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Notícia cadastrada em: 04/08/2016 17:59
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