Banca de DEFESA: ALVARO HERMANO DA SILVA

DISCENTE: ALVARO HERMANO DA SILVA
DATA: 25/04/2016
LOCAL: Sala B202

Jogo Digital Como Ferramenta Facilitadora no Exercício da Matemática Fundamental

Jogo digital, Jogo para matemática, Exercício matemática fundamental.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Para alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.

Externo à Instituição - ALBERTO SIGNORETTI - UERN
Presidente - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS