Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEZIA OLIVEIRA CHAVES

DISCENTE : QUEZIA OLIVEIRA CHAVES
DATA : 01/03/2023
LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas
ANÁLISE MORFOMÉTRICA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS E PONTES DE MIOCÁRDIO EM POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO CADAVÉRICO

Artérias coronárias; Pontes miocárdicas; Morfometria; Anatomia humana.

O sistema cardiovascular é um dos sistemas nobres do corpo humano. Como peça chave para o seu funcionamento temos o coração funcionando como bomba contrátil para fazer o sangue circular por todo o corpo. Para irrigar e nutrir este órgão, em sua superfície encontramos as artérias coronárias (AC). Entretanto, em alguns casos, são identificadas variações anatômicas nesses vasos denominadas pontes miocárdicas (PM). Isto ocorre quando fibras do miocárdio sobrepassam esses vasos, fazendo o tunelamento destes. Na maior parte dos casos tal condição é assintomática e de bom prognóstico, porém ela também pode estar associada a diversos cenários clínicos patológicos e até morte súbita. Neste sentido, estudos morfométricos que caracterizem metricamente essas variações e esse vasos como um todo são de imensa relevância clínica e cirúrgica para respaldo das práticas profissionais assistenciais. Assim, esta pesquisa objetiva realizar a morfometria das coronárias e PM de corações humanos do Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo transversal, no qual foram dissecados e analisados 216 corações humanos fixados em formol a 10%. Encontrou-se 92 PM em 86 corações, nas quais 82 encontravam-se na artéria interventricular anterior (89,13%). Junto ao estudo de incidência e morfometria das PM, fizemos também medições das AC e das artérias interventriculares (AI). A AC direita mediu em média 123,59 mm; a AC esquerda mediu uma média de 12,11 mm; A AI anterior mediu em média 107,07 mm; e a AI posterior mediu em média 55,26 mm.

Interno - 1076490 - FERNANDO VAGNER LOBO LADD
Presidente - 3550124 - JUDNEY CLEY CAVALCANTE