Banca de DEFESA: IVANA LORENA DE OLIVEIRA NICÁCIO

DISCENTE : IVANA LORENA DE OLIVEIRA NICÁCIO
DATA : 10/02/2023
LOCAL: meet.google.com/eau-vpui-gix

PROGRAMA DE DOAÇÃO DE CORPOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DO PERFIL DO DOADOR E PERSPECTIVAS

Programa de Doação de Corpos. Anatomia humana. Doador majoritário. Motivação.

A anatomia humana é uma disciplina acadêmica imprescindível para a formação e qualificação dos estudantes dos cursos da área da saúde. Apontado como primeiro paciente desses acadêmicos, o cadáver possui um papel fundamental quanto ao desenvolvimento do futuro profissional. Devido ao aumento na quantidade de instituições médicas e a constante preocupação com as questões éticas concernentes à utilização de corpos no âmbito acadêmico, os Programas de Doações de Corpos (PDC) vêm surgindo em tendência mundial como forma principal para aquisição de corpos para estudos anatômicos. Embora os PDC tenham sido criados para sanar a demanda de cadáveres necessários ao ensino da anatomia humana, este número está muito aquém da necessidade real. Sabendo-se que a doação de corpos é um ato totalmente individual, altruísta e voluntário, entender o perfil de quem doa o próprio corpo para o ensino é importante para traçar estratégias para o ingresso de novos doadores aos PDC. Desta forma, o presente estudo objetivou caracterizar o PDC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto ao perfil do doador majoritário, além de entender quais as principais motivações que influenciaram os doadores ao longo dos 40 anos de existência do Programa. Dados oriundos de Declarações de Doação Testamental e de Formulários Socioeconômico para a Doação de Corpo da UFRN foram utilizados para criar um banco de dados com variáveis categóricas e contínuas sobre o perfil dos doadores. As principais categorias analisadas foram sexo, idade, escolaridade, influência religiosa, além da principal motivação para a doação de corpo. Os resultados, obtidos através de análises estatísticas descritivas, revelam que o PDC da UFRN conta atualmente com 249 voluntários registrados desde o ano 1980 até o ano de 2021. A análise dos dados mostra que 53% dos voluntários são do sexo feminino (n = 131) enquanto apenas 47% pertencem ao sexo masculino (n = 118). Com relação à faixa etária dos doadores, embora a média das idades seja de 56,6 anos, o intervalo etário mais representativo dentre os voluntários foi de 58 a 67 anos para ambos os sexos. Os resultados também mostram que a maioria dos doadores possuíam nível de escolaridade superior (n = 46) e eram católicos (n = 33). As principais motivações relatadas pelos voluntários do PDC da UFRN estavam relacionadas à contribuição para o avanço da educação e o agradecimento à ciência, o que sugere aspectos motivacionais de cunho altruístas em relação à sociedade como um todo. Juntos, esses dados levam a concluir que o perfil geral do doador majoritário do PDC da UFRN são pessoas do sexo feminino, entre 58 e 67 anos, com ensino superior e católicas. Nossos achados também sinalizam discreta relação entre maiores níveis de escolaridade e maiores probabilidades de indivíduos se tornarem doadores de corpos. Por fim, observou-se aumento considerável no ingresso de voluntários ao PDC da UFRN na sua quarta e última década de existência (2010 a 2019) e que esse incremento de doadores se deve, pelo menos em parte, ao aumento de campanhas publicitárias para maior visibilidade do Programa.

Externa à Instituição - TAINÁ DE ABREU - UFT
Externa à Instituição - BÁRBARA DE LIMA LUCAS