I Seminário Norte-Rio-Grandense do ProfLetras, o V Seminário do ProfLetras-Natal e o VI Seminário de Pesquisas em Letramento

A Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e os coordenadores das cinco unidades do ProfLetras no Rio Grande do Norte têm a honra de anunciar que, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal, sediará o I Seminário Norte-Rio-Grandense do ProfLetras, o V Seminário do ProfLetras-Natal e o VI Seminário de Pesquisas em Letramento - em homenagem à Profa Dra Maria do Socorro Oliveira, decana dos estudos de letramento na UFRN.

 

Esses três eventos em UM objetivam compartilhar, COM professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, conhecimentos que pressuponham necessidade de ressignificar aulas de língua materna em termos de mudanças conceituais, metodológicas, didáticas, que atendam aos desafios da contemporaneidade. Trabalhar com leitura, escrita, oralidade em um tempo de amplas conexões midiáticas, compreender o desenvolvimento de competências e a ativação de habilidades ao longo do processo de ensino-aprendizagem e obter subsídios para o uso e a criação de objetos destacáveis que possam fomentar a apropriação tecnológica com vistas aos usos sociais são alguns dos pontos centrais desse evento que vale por três. Eis uma oportunidade de fazer uma justa homenagem à Profa Maria do Socorro Oliveira, que, há décadas, vem se dedicando a pesquisas na área de formação de professores, embasadas nos estudos de letramento de vertente sociocultural.

 

Nos dias 20, 21 e 22/09, contaremos com conferências, mesas temáticas, grupos de trabalho, sarau, sessão de homenagem... Tudo presencial, porque estamos todos vacinados, e a UFRN pulsa ao vivo e em cores novamente.

 

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

Mestrandos das diferentes unidades do ProfLetras. Mestrandos e doutorandos da Linguística Aplicada, da Linguística Teórico-Descritiva, da Literatura Comparada, dos Estudos da Linguagem, de Letras, da Educação. Egressos dessas áreas. Pesquisadores interessados em formação de professores. Professores da educação básica. Graduandos das licenciaturas em Letras e em Pedagogia.

 

 

 

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

 

• Com apresentação de trabalho: pós-graduandos do ProfLetras ou de programas afins.

 

• Sem apresentação de trabalho: professores de educação básica e graduandos.

 

 

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

• Envio de resumo para apresentação de comunicação oral de 20 minutos em um dos grupos de trabalho (GT) do evento: a distribuição de cada trabalho aprovado dentro dos GT por eixos temáticos fica a cargo da comissão organizadora do evento.

 

• Os resumos devem estar escritos em português, ter até DOIS autores e apresentar extensão entre 400 e 500 palavras com espaços, a ser inserido em caixa de texto do formulário de apresentação de trabalhos do evento. O título não pode ultrapassar 10 palavras. Na parte final do resumo, deve haver três ou quatro palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula. Na caixa de texto seguinte, explicitam-se, no máximo, 5 referências centrais do trabalho a ser apresentado. I Seminário Norte-Rio-Grandense do ProfLetras – V Seminário do ProfLetras-Natal – VI Seminário de Pesquisas em Letramento Em homenagem à Profa Dra Maria do Socorro Oliveira

 

• A submissão do resumo deve ser feita pelo site <https://www.even3.com.br/i-profrn-vprofnat-vi-sepel/ > até o dia 30 de junho de 2023.

 

NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO EM NENHUMA DAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO.

 

 

 

DATAS IMPORTANTES

 

• Inscrição SEM apresentação de trabalho: de 30/05 a 12/09/2023.

 

• Inscrição COM apresentação de trabalho: de 27/05 a 30/06/2023.

 

• Envio da carta de aceite para os autores cujos resumos foram aprovados: até 10/07/2023.

 

• Divulgação do GT a que cada trabalho aprovado foi vinculado: até 20/08/2023.

 

• Envio do material de apresentação (PPT, prezi ou outro) pelos autores para a organização do evento: até 15/09/2023.

 

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves, Profa. Dra. Glícia Azevedo Tinoco e Profa. Dra. Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN).

 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Andrea Jane da Silva (UERN), Profa. Dra. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN), Profa. Dra. Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes (UFRN), Profa. Dra. Ivoneide dos Santos-Marques (IFRN), Profa. Dra. Jaciara Aquino (UERN), Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa (UERN) e Prof. Dr. Mário Lourenço de Medeiros (UFRN).

 

Coordenação Científica: Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Paz (UFRN) e membros das mesas e dos GT.

 

Coordenação Financeira: Édson Carlos da Silva (ProfLetras-Unidade Natal/UFRN), Telma Paulo da Rocha (ProfLetras-Unidade Natal/UFRN) e Wesley Rodrigo Pedroza da Silva (PPgEL/UFRN).

 

Coordenação de Logística e Monitoria: Adriana Cabral (PPgEL/UFRN), Alcione da Silva Santos (SE/PB), Aline Peixoto Bezerra (PPgEL/UFRN), Carlos Moisés de Oliveira (PPgEL/UFRN), Eduarda Almeida (PPgEL/UFRN), Jeane Bandeira da Silva (PPgEL/UFRN), José Vilmar Firmino (PPgEL/UFRN), Juliana Dantas de Macêdo Nóbrega (ProfLetras-CN), Luciana Vieira Alves Rocha (PPgEL/UFRN), Luiz Alberto Celestino Pessoa Pimentel (PPgEL/UFRN), Marta Dantas de Andrade (ProfLetras-CN), Milton César Apolinário (PPgEL/UFRN), Raimunda Valquíria de Carvalho Santos (PPgEL/UFRN), Robson Antunes (PPgEL/UFRN), Stepheson Ray de Oliveira (PPgEL/UFRN) e Valéria Montenegro (PPgEL/UFRN).

 

Coordenação de Comunicação: Christoffer Carvalho Medeiros (ProfLetras-Unidade Natal/UFRN), Débora Katiene Praxedes Costa Morais (PPgEL/UFRN), Francisco Geoci da Silva (PPgEL/UFRN), Isadora Oliveira do Nascimento (PPgEL/UFRN), Júlio Cézar Dantas de Araújo (PPgEL/UFRN) e Rômulo Albuquerque dos Santos (PPgEL/UFRN).

 

Secretaria do evento: Marcelino Tavares da Oliveira (UFRN).

Notícia cadastrada em: 30/05/2023 00:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao