Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA FRANCISCA DA SILVA NETA

DATA : 18/05/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

ARTIGO DE OPINIÃO E COESÃO TEXTUAL: TRABALHANDO A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

1. Artigo de opinião; 2. Coesão textual; 3. Competência linguística; 4. Sequência Didática.

A comunicação é uma das mais importantes características da espécie humana. Ela se dá através da fala, dos gestos e da escrita. Na sociedade contemporânea, o uso da escrita é indispensável, pois diariamente as pessoas se comunicam através de mensagens instantâneas e de textos para escola, e-mails, blogs, universidades, etc. A escola é o ambiente em que as crianças começam a desenvolver suas habilidades de escrita e, com o passar do tempo, aprendem a forma de escrever e utilizam a escrita de maneira formal ou informal, todavia, compreendem que precisam dela para poderem expressar suas opiniões, ideias e seus pensamentos. Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados da uma Proposta de Intervenção para a criação de artigo de opinião, realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 alunos com faixa etária entre 13 e 15 anos, do sexo masculino e feminino e o objetivo geral foi desenvolver a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes por partes dos alunos e alunas. De maneiras específicas buscou-se reconhecer a coesão textual no gênero artigo de opinião; perceber a importância da coesão textual na produção escrita; e apresentar os resultados de uma proposta de intervenção relacionada à coesão textual por meio do gênero artigo de opinião. Foi realizada uma pesquisa-ação e utilizou-se uma sequência didática, mediante uma abordagem qualitativa na análise dos dados. Foram realizadas aulas com o intuito de ouvir a opinião dos alunos e, em seguida, dar início ao processo de construção de textos com coesão e coerência textual para a obtenção do intuito final que era a produção de artigo de opinião. Os resultados obtidos demonstraram que o projeto de intervenção, realizado com os alunos de uma escola do interior do Rio Grande do Norte ampliaram os seus conhecimentos acerca da produção textual no que se refere ao tema abordado.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ