Banca de DEFESA: ELIANA DUARTE LIMA COSTA

LOCAL: GOOGLE MEET

O GÊNERO ARGUMENTATIVO COMENTÁRIO: UMA PROPOSTA

DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Língua Portuguesa. Produção escrita. Gênero argumentativo comentário.

O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero argumentativo comentário, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais, que poderão ser sugeridas e analisadas no contexto de sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) propor uma sequência didática como dispositivo sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual escrita; b) incentivar a produção escrita de textos do gênero argumentativo comentário, a partir da leitura e da análise de temas sobre os quais os alunos possam expor suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) sugerir atividades de escrita e reescrita do gênero argumentativo comentário nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da variedade padrão da Língua Portuguesa; e d) propor, como produção final, a apresentação dos comentários escritos, assim como do glossário dos textos lidos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos propostos, firmamo-nos na perspectiva metodológica da pesquisa-ação THIOLENT (1986); TRIPP (2005) por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e na abordagem qualitativa pautada nos estudos de BODGAN; BIKLEN (1994) na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas e apresentar a sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica em Teoria dos Gêneros BAKHTIN (1997), Estudos da Argumentação AMOSSY (2005, 2020), SILVA (2004), Ensino de Língua Portuguesa ANTUNES (2005), GERALDI (2011), RIOLFI (2014), Gêneros Textuais MARCUSCHI (2008, 2016), SCHNEUWLY; DOLZ (2004), dentre outros, além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Como resultados da intervenção, vislumbramos que, a partir dos ensinamentos apontados, os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando seus pontos de vista e argumentos que dão sustentabilidade às opiniões proferidas, para que possam aprender a produzir textos e construir os sentidos registrando-os sob a forma do gênero argumentativo comentário.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 23:19