Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO LIVRAMENTO SILVA ASSUNÇÃO DE CARVALHO

DATA : 05/03/2021
LOCAL: Via Google Meet

AS TIRINHAS COMO FERRAMENTA DE LEITURA CRÍTICA NA SALA DE AULA

Língua Portuguesa. Leitura. Multimodalidade. Tirinha. Intervenção pedagógica.

Uma das competências esperadas no tocante ao ensino de língua portuguesa nas etapas finais do ensino fundamental, segundo a BNCC (2018), é a de que o aluno possa ler, escutar e produzir textos orais, escritos e semióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade. O que, por sua vez, ainda se constitui como um dos grandes problemas encontrados na sala de aula, haja vista que grande parte dos alunos apenas decodifica o que está posto nos textos, não conseguindo realizar leituras proficientes para além do que está apresentado na superfície textual. Frente a isto, este trabalho visa apresentar uma proposta de intervenção didática com base no gênero multimodal tirinha, objetivando contribuir para o desenvolvimento da leitura crítica de alunos do 8° ano do ensino fundamental.  Para embasar nossa pesquisa, recorremos às contribuições teóricas de Dionísio (2011), Dionísio, Vasconcelos e Souza (2014), Cani e Coscarelli (2016) e Ramos (2009) para abordarmos questões referentes aos textos multimodais e à sua leitura; os estudos de Marcuschi (2008) sobre os gêneros textuais; Antunes (2003; 2009) e Geraldi (1997) para embasar o ensino de Língua Portuguesa; e Schneuwly, Dolz e  Noverraz (2004) para discutirmos aspectos concernentes ao trabalho com a sequência didática na sala de aula, o qual embasará a nossa proposta de intervenção. Do ponto de vista metodológico, esse trabalho segue as orientações propostas por Thiollent (1986) sobre pesquisa-ação, com abordagem qualitativa dos dados conforme Flick (2009). Utilizamos ainda os direcionamentos apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998)  e pela Base Nacional Comum Curricular (2018) no tocante às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Acreditamos na relevância desse trabalho para o ensino de língua portuguesa, uma vez que propicia aos alunos o contato com a leitura através de um gênero que aborda reflexões e críticas de cunho real e social, fazendo com que eles teçam análises além do que está explícito no texto, colaborando, dessa forma, para a formação de um leitor crítico.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES