Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO DE FARIAS DANTAS

DISCENTE : MARCOS ANTONIO DE FARIAS DANTAS
DATA : 22/02/2021
LOCAL: Via Google Meet

A COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Leitura. Competência leitora. Leitura multimodal. Gênero charge.

A leitura é uma prática social indispensável para a formação de cidadãos críticos e participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, socialmente nos defrontamos com diversos textos constituídos de múltiplas linguagens, as quais demandam de seus leitores uma competência leitora multimodal para dar conta dos sentidos manifestados por esses textos. Assim sendo, a charge se apresenta como um dos textos multimodais capaz de contribuir para a formação de um leitor crítico e atuante. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de leitura de textos multimodais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero textual charge. E como objetivos específicos: averiguar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero charge; diagnosticar as dificuldades referentes à compreensão leitora dos alunos em relação ao gênero charge; analisar a compreensão leitora dos alunos referente a leitura do texto multimodal charge, com destaque para a intertextualidade, a intencionalidade e o humor; e verificar os resultados alcançados pelos alunos através da aplicação da sequência didática com o gênero multimodal charge. Para tanto, realizamos uma intervenção pedagógica firmada na concepção de gêneros textuais defendida por Marcuschi (2008). No que concerne às concepções de leitura, ensino e aprendizagem da atividade leitora, utilizamos os estudos de Geraldi (2012), Kleiman (2013), Koch e Elias (2010) e Antunes (2010, 2017). Os aportes teóricos sobre multimodalidade firmam-se em Rojo (2004, 2012, 2015), Kress e Van Leeuwen (1996), Dionísio (2005, 2007, 2013) e Vieira (2007). Já o aparato metodológico tem como base a pesquisa-ação, de Thiollent (2011), a partir da qual empreendemos uma  abordagem qualitativa fundamentada em Bortoni-Ricardo (2013). Para a intervenção pedagógica, utilizamos a proposta da Sequência Didática de Dolz; Noverraz; Schneuwly (2010); e as orientações sobre o ensino estão pautadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Em relação aos resultados, podemos afirmar que os objetivos da pesquisa foram alcançados de forma satisfatória, tendo em vista que a maioria dos alunos identificam as características da charge; reconhecem os elementos de textualidade, a saber: intertextualidade, intencionalidade e situacionalidade; identificam os contextos sociais de produção do gênero e reconhecem a importância do humor e da ironia para a construção do riso e da crítica. Assim, concluímos que  este trabalho contribuiu significativamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir do gênero multimodal charge.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO